Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 05:13:42
Geral

Programas de rádio

27-10-2009

O rádio não escolhe classe social, faixa etária e é o meio de comunicação mais acessível.


Programas de rádio

27-10-2009

O rádio não escolhe classe social, faixa etária e é o meio de comunicação mais acessível. A programação está a disposição do ouvinte e basta a ele escolher o que quer ouvir. Com uma programação bem variada a Rádio Onda Livre têm programas que agradam toda a família como o Domingão Gaúcho e o Show de Bandas.   
     O mediador do programa “Domingão Gaúcho” é Lino Petry. Nasceu em Santa Rosa no interior do Rio Grande do Sul, ainda na infância mudou-se para o oeste catarinense e em 1978 fixou residência em Campo Largo. Filho e neto de músicos sempre ouviu rádio e programações locais.
     Ao chegar no município, no final da década de 70, Lino conta que aos poucos foi se inserindo na cultura da comunidade, o ponto de partida foi a igreja através do grupo de jovens. No bairro em que mora, Ferrari, ajudou a criar a Associação de Moradores de São Pedro e São Paulo (Amosp) com o intuito de organizar a comunidade. E apesar de ter formação na área de História sempre gostou da área de comunicação. “O rádio é o meio mais ouvido no meio urbano e principalmente no rural, cresci ouvindo rádios AM”, lembra. Com essa participação efetiva em sua comunidade foi candidato a vereador no ano de 1996.
     Visto o seu envolvimento com ações de caráter social recebeu o convite de Geferson Marcon e Luciano Munhoz para estruturar uma rádio. Deu-se início a Fundação Nossa Senhora da Piedade e o objetivo de criar uma rádio comunitária para ser um meio de entretenimento e de informação com caráter social. Para Lino a rádio é um patrimônio da cidade, e apenas uma das ações da fundação, a qual busca novos projetos na área ambiental, por exemplo.
     O “Domingão Gaúcho” vai ao ar no domingo das 10h às 13h, e Lino, apresentador, tem a companhia dos adoradores de música gaúcha, Rodiberto Gonçalves, Carlos Skieika, Emiliano Passos e Dirceu Zanlorenzi. “O programa é uma terapia”, declara. Lino percebe que na cidade muitas pessoas apreciam esse gênero musical, tanto crianças como a terceira idade, de diferentes bairros e faixas sociais. Lino já apresentou de 2004 a meados de 2008 um programa de música raiz das 6h às 7h e o noticiário das 7h às 8h. 
     O programa tem a participação do ouvinte, que liga pedindo música e é um espaço para grupos gauchescos se apresentarem. Lino e os convidados mantêm um uma tradição cultural no estúdio, tomar chimarrão. Para haver uma integração dos ouvintes com o programa foi criado o blog domingaogaucho.musicblog.com.br que trata de assuntos como literatura, cultura e música gaúcha.
Bandas do Sul
     Arilson Batista Lauxen iniciou no rádio a convite do então presidente da Fundação Nossa Senhora da Piedade (Funsepi), Lino Petry. Há cinco anos como integrante da Funsepi, atualmente Arilson Batista Lauxen apresenta o programa “Show de bandas”, todo domingo das 8h às 10h, e é diretor-presidente da fundação. Nascido em Marechal Cândido Rondon (PR) sempre teve um contato com a cultura local. Por manter esse vínculo com a cultura alemã prefere programas musicais, o formato do “Show de bandas”, que busca entreter o ouvinte com músicas de bandas do sul, como o resgate das etnias alemã, italiana e polonesa.
     O rádio sempre chamou a sua atenção pelo seu dinamismo e pela possibilidade de construção de um mundo melhor. Entre alguns momentos curiosos vividos no rádio estão à alegria de saber que as pessoas ouvem o programa; as brincadeiras dos amigos imitando a fala e as vezes em que o microfone ficou aberto, indo ao ar toda a conversa com ouvinte ou visitas no estúdio.