Sabado às 10 de Maio de 2025 às 01:28:25
Geral

Nove vereadores mirins são eleitos em Campo Largo por meio do Projeto Parlamento Jovem

Nove vereadores mirins são eleitos em Campo Largo por meio do Projeto Parlamento Jovem

Nesta terça-feira (07), estudantes de três colégios estaduais de Campo Largo participaram da eleição dos novos Vereadores Mirins, como parte do projeto Parlamento Jovem, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A votação ocorreu ao longo do dia nas instituições Colégio Estadual João XXIII, Colégio Estadual Macedo Soares e Colégio Estadual Cívico-Militar 1º Centenário.

Ao todo, foram eleitos nove representantes, sendo três de cada escola, por meio de votação direta entre os próprios estudantes, utilizando urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral.
No CCM Macedo Soares foram eleitos Luan Salvador França, com 78 votos (82%); Maria Eduarda Rozanscki 21 votos (10%) e Nathaly Miranda Inglês 11 votos (5%). No CCM João XXIII foram eleitos Luan Hilczyszen Sá com 46 votos; Eduardo Fidel Bora com 24 votos e Lucas Brandão Souza com 14 votos. Por fim, no CCM 1º Centenário foram eleitos Renata Andrade Pereira com 288 votos; Milena César Barbosa com 92 votos e Laura Fraciano Prado com 75 votos. Eles serão diplomados pelo TRE-PR e tomarão posse em sessão solene na Câmara Municipal, que deve ter data divulgada em breve.

Em novembro de 2024 a Câmara Municipal de Campo Largo realizou uma sessão de instalação/posse aos vereadores mirins do Colégio Estadual Cívico Militar 1º Centenário, a sessão foi realizada no próprio auditório do Colégio, reconhecendo a eleição dos quatro estudantes eleitos pelo projeto. À época, foram empossados Leonardo Beraldo, Mirella Ramos, Rafael Cristiano e Paola Oliveira, momento que contou com a presença de autoridades municipais. Em 2024, o projeto atendeu mais de 20 mil estudantes em 44 escolas de diferentes regiões do Paraná, incluindo a capital e o interior.

Parlamento Jovem
O projeto tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela política, fortalecer a cidadania ativa desde cedo e é promovido pelo TRE-PR. A iniciativa simula, dentro das escolas, todo o processo eleitoral e legislativo, proporcionando uma vivência prática do funcionamento dos Poderes do Estado, especialmente o Legislativo.

Foi desenvolvido para atender estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, a partir do 6º ano, e do Ensino Médio, com a possibilidade de eleger representantes por meio do uso de urnas eletrônicas, experimentar o papel de vereador mirim e desenvolver propostas concretas para os problemas enfrentados em suas comunidades.

Segundo informações do TRE-PR, a execução do Parlamento Jovem é dividida em duas etapas, sendo a primeira por meio dos conteúdos integrados ao currículo escolar, quando os estudantes têm acesso a informações fundamentais sobre a organização dos três poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário —, com ênfase no funcionamento do Poder Legislativo. Compreendem também a estrutura e o funcionamento da Câmara Municipal, bem como as atribuições de um vereador.

Além disso, estudam temas como a Lei de Diretrizes Orçamentárias, compreendem sobre a elaboração de projetos de lei e o processo de tramitação dentro da Câmara, incluindo o papel das comissões parlamentares. Os estudantes são orientados a elaborar um projeto de lei que reflita as demandas da comunidade em que vivem, respeitando os critérios legais e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento 

Sustentável (ODS). Ao final, esses projetos são apresentados e votados em uma sessão simulada, o que consolida o aprendizado adquirido ao longo do programa.
Após a eleição, os estudantes eleitos como vereadores mirins tomam posse em sessão solene na Câmara Municipal, quando começa a segunda fase do projeto, que é o exercício do mandato, sempre com o apoio de vereadores e educadores.

Ao final do processo, os parlamentares mirins apresentam em plenário uma proposta de lei construída coletivamente, baseada em diagnósticos locais e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).