O Pint Of Science, festival de divulgação científica em bares, que ocorre em 27 países, sempre nos dias 19, 20 e 21 de maio, teve o lançamento no Paraná nesta segunda-feira (12). O evento leva pesquisadores para discutir ciência e inovação em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes. O objetivo é estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Neste ano, o evento conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA).
O Paraná é o estado com maior número de municípios participantes, com 31 cidades recebendo o festival. Em comparação a última edição, que contou com 22 cidades, houve aumento de 40%. A proposta do evento é sair do ambiente acadêmico tradicional, reforçando a ideia de que a ciência deve estar presente no cotidiano das pessoas e acessível a todos.
Essa será a primeira vez que o Pint Of Science acontecerá em Campo Largo, e cada dia será em um bar e com assuntos distintos para cada data. O Pint of Science na cidade está sendo organizado pelo IFPR Campus Campo Largo, em parceria com a Prefeitura de Campo Largo. Para mais informações, acesse o site: https://pintofscience.com.br/events/campo-largo.
No dia 19 de maio, segunda-feira, o festival acontece no Consulado Bar, com as seguintes palestras:
Palestra 1, às 19h: Como as vacinas funcionam?
Por Antônio Brandão Campos do Mar, biólogo e professor do IFPR Campo Largo.
“Natural de Curitiba, mas campo larguense de paixão. Filho de mãe do norte pioneiro e pai português. Formado em Ciências Biológicas e mestrado em Biologia Marinha. Sim, sou um predestinado. Trabalhei com fisiologia animal comparada, nomeadamente regulador de cálcio. Atuo como professor do IFPR desde 2012. Sou fã de MPB e rock. Adoro cerveja e uma boa conversa no boteco.”
Palestra 2, às 19h40: Negacionismo climático
Por Rafael Mendes Moreira, geógrafo e professor do IFPR Campo Largo.
“Corinthiano, paulistano de nascimento, mas paranaense de coração. Atua como professor de geografia há mais de 10 anos, sendo desde 2023 no IFPR, onde desenvolve pesquisas sobre as questões e temáticas de geografia nos vestibulares do Paraná. Nas horas vagas assiste o coringão, toma cervejas nacionais baratas e passeia com a patroa.“
Palestra 3, às 20h20: O contexto sonoro do MST-PR: não é só música
Por Renan Elias, professor de geografia e mestre em música pela UFPR.
“Professor de geografia e músico multi-instrumentista. Corinthiano convicto e degustador de erva-mate. Se admite como latinoamericano progressista e cumbiero.”
O Consulado Bar fica na Rua Dom Pedro II, 1745 – Centro, Campo Largo.
No segundo dia de evento, dia 20 de maio, terça-feira, a sede das apresentações será no Riffs Bar:
Palestra 4, às 19h: A história da cerveja no Brasil
Por Jorge Amilcar de Castro Santana, historiador e professor do IFPR Campo Largo.
“Sou de São Gonçalo, mas me considero carioca, torço pelo Fluminense e minha escola de samba é a Mangueira. Sou professor de História do IFPR Campo Largo, Doutor em Ciências Sociais. Tenho prazer em pesquisar sobre futebol, religiões e história em geral.”
Palestra 5, às 19h40: Energia solar que flutua: o futuro está na água?
Por Willi Gonçalvez Osaka, engenheiro eletricista e professor do IFPR Campo Largo.
“Professor de Engenharia Elétrica e Automação no IFPR – Campus Campo Largo. Fiz o doutorado em Sistemas Fotovoltaicos Eficientes, ou seja, passo boa parte do meu tempo estudando como tirar o melhor da energia do sol! Com uma cerveja em uma mão e ciência na outra, quero bater um papo com vocês sobre como até os painéis solares estão aprendendo a nadar.”
Palestra 6, às 20h20: Inteligência Artificial (IA)
Por Vinicius Veloso Eleutério Nogueira, engenheiro eletricista e professor do IFPR Campo Largo.
“É professor efetivo no IFPR. Norte-mineiro de origem, não dispensa um bom tira-gosto de carne de sol com mandioca na manteiga de garrafa. É formado em Engenharia de Controle e Automação pela UNIFEI, onde também cursou mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica. Apaixonado por robótica, foi duas vezes campeão latino-americano em futebol de robôs, e se diverte explorando Sistemas de Controle, Visão Computacional e Inteligência Artificial.“
O Riffs Bar fica na Rua Dom Pedro II, 1066 – Centro, Campo Largo
O último dia do festival, dia 21 de maio, será no Barelas Bar:
Palestra 7, às 19h: Extinção e ‘Desextinção’
Por Adriana Couto Pereira, bióloga e professora do IFPR Campo Largo.
“Professora dedicada, com vasta experiência em entomologia e educação ambiental. Sua trajetória acadêmica abrange desde a pesquisa sobre ecologia de pragas até o desenvolvimento de projetos de extensão voltados para a sustentabilidade. Com um olhar atento para a biodiversidade, ela busca transmitir conhecimento e inspirar a conscientização sobre a importância da conservação do meio ambiente.“
Palestra 8, às 19h40: O misterioso mundo das plantas medicinais
Por Emi Lorenzetti, agroecóloga e professora do IFPR Campo Largo
“Professora do IFPR, indigenista, trilheira, apaixonada pelas plantas e motociclista nas horas vagas. Atua na Agroecologia e é apoiadora de movimentos sociais. Plantar ideias para colher mudanças!”
Palestra 9, às 20h20: Bee Curious: você realmente conhece as abelhas?
Por Rodrigo de Souza, zootecnista e professor do IFPR Campo Largo
“Zootecnista apaixonado pelos animais, com um carinho especial pelas abelhas. Rodrigo não apenas estuda sobre os animais, ele conversa com eles! Se vê-lo latindo para um cachorro, relaxe, é só um bate-papo. E quando não está trocando ideias com bichos, ele está explorando um bom boteco ou show de rock.“
O Barelas Bar fica na Rua Marechal Deodoro, 18 – Centro, Campo Largo