Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 01:59:10
Geral

Projeto Tetear completa 10 anos transformando vidas de crianças e adolescentes por meio da arte e tecnologia

Projeto Tetear completa 10 anos transformando vidas de crianças e adolescentes por meio da arte e tecnologia

O projeto Tetear, iniciativa que integra arte e tecnologia na educação de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, celebra uma década de atuação transformadora. Desde sua criação, mais de 4,5 mil estudantes de escolas públicas nas cidades de Campo Largo e Piracicaba (SP) foram beneficiados.

Com o objetivo de fomentar o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade, o projeto oferece, de forma gratuita, oficinas artístico-culturais em escolas públicas. As atividades incluem Artes Plásticas, Dança, Musicalização, Teatro/Teatro de Bonecos, Circo e CIT (Criatividade, Inovação e Tecnologia), sendo realizadas semanalmente ao longo de todo o ano letivo, com mais de 800 estudantes atendidos por edição.

O diferencial do Tetear está em sua abordagem que combina as linguagens artísticas com os avanços do mundo digital, alinhando-se à abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Artes e Matemática) e ao Movimento Maker. As aulas oferecem vivências criativas e experiências estéticas, instigando reflexões sobre transformações no campo da comunicação e do acesso à informação.

 

10 anos de compromisso com o futuro

A primeira edição do projeto atendeu 180 alunos da rede pública de ensino de Campo Largo (PR), mas foi a partir do TETEAR 3 que ele ganhou uma nova proporção. “Desde a terceira edição, o projeto passou a ser realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), contando com o patrocínio contínuo da Caterpillar como uma das principais apoiadoras. Isso nos permitiu ampliar significativamente nosso alcance e impacto. A partir desse momento, conseguimos beneficiar um número muito maior de estudantes e, desde o TETEAR 8, expandimos as atividades também para a cidade de Piracicaba (SP),” destaca Rafael Galvão, coordenador geral do projeto.

Desde 2022, o projeto adotou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como princípio norteador. Dessa forma, são abordados temas globais relevantes da Agenda 2030 da ONU, promovendo uma formação cidadã e conectada aos desafios do século XXI.

“O acesso à cultura digital tem sido um campo de intenso debate e diálogo nas esferas acadêmicas e nas políticas públicas. Especialistas têm discutido amplamente os impactos do contato precoce com elementos da cultura digital, incluindo as grandes mídias e redes sociais. Embora os recursos tecnológicos ofereçam inúmeras oportunidades, há uma crescente preocupação com os efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e adolescentes”, esclarece Thiago Domingues, coordenador pedagógico do projeto em Campo Largo.

No contexto do Tetear, o equilíbrio no uso da cultura digital é essencial. De acordo com relatos dos jovens que participaram do projeto ao longo dos anos, a tecnologia é vivenciada de forma saudável, fomentando talentos artísticos e permitindo explorar novas formas de expressão. "O projeto busca criar um espaço em que a tecnologia seja um meio de expressão saudável, sem perder de vista as discussões atuais sobre seu impacto na formação das novas gerações", destaca Sérgio Ferreira, coordenador do projeto em Piracicaba (SP).

Em especial, a oficina de Criatividade, Inovação e Tecnologia (CIT) se destaca entre os participantes. “Ao integrar as TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) de forma investigativa, conectamos o aprendizado escolar às transformações tecnológicas de maneira crítica e reflexiva”, diz Sérgio Ferreira- Coordenador do Projeto em Piracicaba.

O projeto Tetear é realizado via Lei de Incentivo Federal à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio principal da Caterpillar.