A partir dessa semana o Jornal A Notícia começa a contar histórias de quem faz comentários ou reportagens em programas das emissoras Onda Livre e Ágape.
A partir dessa semana o Jornal A Notícia começa a contar histórias de quem faz comentários ou reportagens em programas das emissoras Onda Livre e Ágape. Uma forma de mostrar que essas pessoas são de extrema importância para um programa de qualidade aos ouvintes. Nos programas radiofônicos locais são dezenas de apoiadores em diferentes áreas: esporte, policial e informações relacionadas a cidade.
Rosiel Silvestre de Melo está no meio radiofônico há pouco mais de três anos e a sua estreita relação com o esporte garantiu a possibilidade de fazer parte do programa "1400 nos esportes" na Rádio Ágape.
Rosiel foi fundador do quadro de árbitros da Liga Campolarguense no final da década de 80, após se formar no curso de árbitros da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Nos anos de 1988 e 2005, Rosiel foi árbitro e assistente em centenas de jogos amadores e profissionais em campos do Paraná inteiro. No campeonato campolarguense apitou cinco finais. Por duas vezes foi eleito o melhor árbitro de Campo Largo pela Andrade e Vieira Promoções, duas vezes como melhor presidente de associação e recebeu o troféu imprensa como melhor repórter de campo.
Nascido em Campo Largo, sempre esteve envolvido no esporte e hoje treina futuros craques do futebol. As terças e quintas-feiras das 14 às 17h Rosiel dá aulas na escolinha de futebol da Associação Atlética Beneficente Germer para 70 meninos. "O esporte faz parte do Brasil, e serve para tirar os jovens da criminalidade", comenta. Para participar da escolinha os meninos de sete a 15 anos precisam levar a sério os estudos, pois o projeto tem como objetivo passar disciplina a esses garotos com condição financeira desfavorável. "Eu amo aqueles guris como se fossem meus filhos", declara o treinador e pai de um casal de filhos, Kellen e Haécio.
Quando parou de apitar, Rosiel foi convidado por Edi Nassar e Edison Colinski para fazer parte de um programa esportivo na Rádio Ágape que ia ao ar de segunda a sexta-feira das 8h às 9h. Nessa época também passou a participar das transmissões dos jogos de futebol em Campo Largo aos domingos, como repórter de campo, "na 1ª reportagem que fui fazer a minha mão tremia muito, a responsabilidade de fotografar o lance através das palavras é grande", comenta. Atualmente Rosiel participa do programa "1400 nos esportes", comandado por Edi Nassar, de segunda a sexta-feira das 9h às 10h e há um ano participa de transmissões aos finais de semana pela Rádio Onda Livre como repórter de campo. O programa prioriza o esporte amador: futebol, atletismo, vôlei e é permeado por comentários e discussões, que ficam a cargo de Rosiel e Miguel Ribeiro e informações do futebol amador de Curitiba por Marco Aurélio. "Esporte é metade do meu sangue", finaliza.
De Tomazina
para Campo Largo
Bras José de Morais, mais conhecido como Braizinho nasceu em Tomazina, norte do Paraná. Dos 12 aos 20 anos estudou em um seminário de Uraí (PR), "lá moravam 300 meninos e lembro que eu era o "porta-voz" da turma, sempre anunciava as informações". Em São José dos Campos (SP) Braizinho morou por dois anos e trabalhava como assistente de áudio em transmissões de futebol onde acompanhou o time de São José dos Campos ser vice-campeão do campeonato paulista. Nessa época também a passou a se interessar por rádio. Braizinho mora em Campo Largo desde 87, quando chegou a Capital da Louça trabalhou na área de construção civil, no comércio e iniciou no rádio em 2002. É casado, tem um casal de filhos, Vinícius e Mariane.
Em 2002 Braizinho e o seu companheiro Carlinhos Morais gravaram um cd e durante a divulgação do trabalho no programa sertanejo "Rancho Alegre" na Rádio Ágape, Braizinho se interessou por reportagens em rádio.
O repórter já fez participações no programa de Anísio Moraes e há três anos faz participação diária de cerca de meia hora no programa "Sintonia Metropolitana" apresentado por J. Amorin levando ao público reportagens em todas as áreas de interesse.
Para ele um fato marcante em sua carreira foi durante a inauguração da fábrica de sucos da Vinhos Campo Largo, em que ele queria fazer uma reportagem ao vivo com o governador Roberto Requião, e o mesmo alegou que não tinha disponibilidade naquele momento, "mas o programa era ao vivo e falei que era aquele momento ou não tinha mais vez, ele voltou atrás e cedeu a entrevista", conta Braizinho. Desde 2009 é repórter em jornal impresso nas áreas de polícia e esporte e quando surgir uma oportunidade quer apresentar um programa.