06-12-2010
Conselho de Consumidores da Cocel recebe explicações sobre nova Resolução
06-12-2010
Conselheiros representam todas as classes consumidoras da Companhia
No dia 25 de novembro representantes do Conselho de Consumidores da Companhia Campolarguense de Energia - Cocel conheceram as mudanças provocadas, no setor de distribuição de energia, com a publicação da Resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel. Os conselheiros representam todos os consumidores da Companhia: das classes de consumo residencial, comercial, industrial, rural, poder público, Procon e ainda um representante da Cocel.
Cada conselheiro é indicado pela entidade de classe que representa, por exemplo: o representante dos comerciantes é indicado pela Acicla e o representante dos produtores rurais, pelo Sindicato Rural. O Conselho de Consumidores têm a finalidade de orientar, analisar e avaliar as questões ligadas ao fornecimento de energia, às tarifas e à adequação dos serviços prestados pelas concessionárias ao consumidor final. A existência deste Conselho é uma exigência da Aneel, e o Conselho da Cocel já existe desde 2000. Como tem caráter consultivo, nenhum dos membros deste Conselho recebe qualquer remuneração - os participantes são voluntários.
Claus Dieter Vana, secretário do Conselho desde 2005, acredita que "o papel principal do Conselho é a interação com as entidades representativas e a Concessionária, analisando, debatendo e propondo soluções para os conflitos instaurados entre os consumidores e a Cocel". "Importante também é o papel do Conselho na proposição de alternativas que possibilitem a melhoria e adequação dos serviços prestados às diversas classes consumidoras", completa Vana.
Como a nova Resolução publicada pela Aneel (que entrou em vigor em 01/12/10) traz mudanças que dizem respeito a todas as classes de consumo, o gerente da Divisão Comercial da Cocel, Carlos Conrado Krzyzanovski, e também o diretor jurídico da empresa, Heitor Otávio de Jesus Lopes, compareceram à reunião mensal do Conselho de Consumidores para apresentar as mudanças e esclarecer dúvidas.
Entre as mudanças, que atingem a todos os consumidores, está a obrigação de que as concessionárias devem ter mais rigor na suspensão do fornecimento de energia por falta de pagamento - o desligamento deve ser feito no prazo máximo de dez dias após o vencimento do reaviso. Devido a esta mudança, alguns procedimentos anteriormente adotados pela Cocel precisaram ser revisados e alterados - não é mais possível prorrogar o pagamento das faturas além do que já garantido pelo reaviso e também não será mais dado o prazo de 24h para os estabelecimentos comerciais que já estão com ordem de corte.
Conselho de Consumidores fiscaliza e contribui para trabalho da Cocel
Entre as principais atribuições do Conselho de Consumidores está a fiscalização dos relatórios enviados pela Companhia para a Aneel com a solicitação das revisões tarifárias. Representando os quase 40 mil consumidores da Cocel, os conselheiros fiscalizam os investimentos e o plano de ações da concessionária para garantir a qualidade do serviço prestado. Também buscam esclarecer dúvidas junto à Companhia e contribuem com sugestões de melhoria. Como lembra José Henrique Torres Xavier, funcionário da Incepa e representante dos consumidores industriais, "o Conselho tem sido útil como um canal de comunicação entre a Companhia e as indústrias".
Cada conselheiro tem o encargo de ser o porta-voz de todos os consumidores de cada classe junto à concessionária de energia, por isso quem tiver interesse pode procurá-los. No site da Cocel (www.cocel.com.br), no link "Informações Consumidores" é possível encontrar o e-mail e o telefone para contato de cada representante. Há ainda uma linha gratuita para quem quiser entrar em contato com o representante da Cocel no Conselho: 0800 - 726 22 12. As reuniões acontecem sempre nas últimas quintas-feiras dos meses, às 19h, na sede da Cocel.
Conheça os representantes dos consumidores junto à Cocel, de acordo com a classe de consumo:
- Residencial: Giovane José Marcon (indicado pela Federação das Associações de Moradores do Município de Campo Largo)
- Rural: Hugo Ruthes (indicado pelo Sindicato Rural)
- Comercial: Adriano Pangrácio (indicado pela Acicla)
- Industrial: Jose Henrique Torres Xavier (indicado pelo Sindilouça)
- Poder público: Clauber Baroni Ramos (indicado pela Prefeitura Municipal)
- Procon: Antonio Waldemar Sávio (indicado pela Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania)
- Cocel: Claus Dieter Vana (indicado pela diretoria da Cocel)