Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 05:05:57
Geral

Uma trajetória digna de registro (Parte Iv)

Uma trajetória digna de registro (Parte Iv)

03-12-2010

Fechando com chave de ouro a série de reportagens sobre a Escola Rural Municipal Professor Joaquim da Rocha Soares, convém destacar que a referida instituição sempre priorizou o requisito QUALIDADE em vez de QUANTIDADE. Pelo privilégio de estar localizada numa comunidade com poucos moradores, abraçou ainda a comunidade vizinha de Rodeio Chapada. Mesmo assim as turmas não são super lotadas, o que permite um atendimento diferenciado à clientela de forma mais individualizada, atendendo as necessidades específicas de cada aluno.

Outra peculiaridade da escola é a participação em projetos educativos que contribuem para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, uma vez que as docentes são comprometidas o bastante para não desperdiçar nenhuma oportunidade nesse sentido. O resultado desse trabalho laborioso é reconhecido pela comunidade, que se orgulha da escola que tem.

Considerando que as séries iniciais são a mola-mestra do processo educativo, bem se vê que a escola preparou muito bem a todos aqueles que por ela passaram, dando-lhes base para o exercício da cidadania. Muitos desses alunos de outrora que tiveram a oportunidade de seguir em frente seus estudos, abraçaram diferentes posições no mercado de trabalho, após concluírem a tão sonhada formação acadêmica. Caso o leitor seja um ex -aluno da escola e se encaixe nesse perfil, procure seu nome na lista expressa adiante; se, por ventura, você não constar na listagem, por gentileza entre em contato com a escola. Importante lembrar que o ex-prefeito Vitório Seguro (in memorian) também frequentou a instituição, tendo sido aluno do próprio Professor Joaquim da Rocha Soares.

Contudo, o maior mérito aqui registrado cabe aos DEZ bolsistas do ProUni (Programa Universidade para todos) da comunidade do Rodeio Santo Antônio, que sempre frequentaram essa escola e adquiriram o beneficio de bolsa parcial ou integral em seus cursos, graças ao brilhante desempenho que obtiveram no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Com certeza, para uma comunidade tão pequena esse número é expressivo e motivo de muito júbilo. São eles: Alessandro Seguro, Camilla Longato, Emanoele Magatão dos Santos, Fernando Magatão, Joselei de Jesus Longato, Liana da Palma dos Santos Zelenski, Marcio Rodrigo Batista, Marcos Willian Longato, Priscila Seguro da Silva, Suelen Cristina Monte Alto.
Dois últimos destaques não podem ser esquecidos: a inserção do ex-aluno Felipe Stanski Ramos no Colégio Militar do Paraná, no ano de 2010 e aprovação do ex-aluno Diego da Silva Magatão no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Diego estará se formando em fevereiro de 2011 e pelo seu brilhante desempenho nos seis anos de faculdade foi escolhido para trabalhar como médico do Exército na região Amazônica, embarcando para esse destino um dia após sua formatura.