02-12-2010
Campo Largo faz parte da rota turística da Copa de 2014
02-12-2010
Consultores do Ministério do Turismo visitaram o município para averiguar os produtos turísticos e analisar a estrutura que ele oferece para receber os turistas. O resultado foi positivo e Campo Largo faz parte da Rota Turística da Copa de 2014.
O Brasil irá sediar a vigésima edição da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, que acontecerá entre os meses de junho e julho de 2014. Curitiba é uma das 12 cidades selecionadas para sediar os jogos no Brasil.
Segundo o Departamento de Turismo, que é vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o Ministério do Turismo em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Associação de Culturas Gerais (ACG) criaram o "Projeto de Produção Associada ao Turismo" para promover pontos turísticos do país aos turistas atraídos pelo evento esportivo. Foram selecionados 12 municípios brasileiros que possuem no máximo 100 km de distância das cidades sede dos jogos. Nestes municípios será desenvolvido e aperfeiçoado o turismo com foco na produção associada.
Campo Largo é o município escolhido no Paraná.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Turismo, Fabiane Bergmann, a capital da louça irá desenvolver quatro produtos turísticos na rota do município.
Parque do Mate
Um deles é a visitação do Museu do Mate: "O parque possui um novo monitor, que irá explicar a história do mate aos turistas", conta Fabiane.
Roteiro Polonês
O roteiro polonês também foi incluído, porém algumas das propriedades desse produto pertencem ao município de Campo Magro. "Dentro do roteiro polonês vamos trabalhar agronegócios, cultura, história e ainda integrar o município de Campo Magro", comemora.
Vinícola Campo Largo
A visitação na vinícola Campo Largo também é um produto turístico que será explorado. Segundo Fabiane um dos atrativos da empresa é a sua própria representatividade: "ela é reconhecida nacionalmente e já possui foco na produção associada", ressalta a coordenadora do Departamento de Turismo.
Rota da louça
Duas empresas de porcelana e cerâmica do município compõem o produto da louça, onde as pessoas poderão conhecer o processo de produção da cerâmica desde a junção dos componentes que formam a massa até o acabamento das peças. Todas as curiosidades e particularidades da produção serão acompanhadas de perto.
Segundo o empresário Edner Rosa, sócio da fábrica de cerâmica, durante uma visita de aproximadamente 40 minutos, os turistas irão conhecer todo o funcionamento da fábrica, até mesmo o trabalho manual dos funcionários. "Desde a origem das peças, a qual chamamos de matriz até a finalização exclusiva peça a peça", conta.
De acordo com o empresário, os 40 funcionários de sua fábrica produzem cerca de 100 mil peças por mês. Todo o acabamento e pintura da louça são manuais, inclusive as asas das xícaras, todos os estes detalhes serão conferidos pelos turistas.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Lino Petry, afirma que existe a preocupação em sensibilizar tanto o setor público quanto a iniciativa privada de que o turismo é rentável, gera emprego e também receita para o município. "Campo Largo está nesta perspectiva, estamos começando um trabalho para desenvolver o turismo voltado na questão da grande identidade do município que é a porcelana, a nossa história, a nossa vocação", salienta Petry.
Os consultores do Ministério do Turismo deixaram para o município um manual que irá auxiliar o desenvolvimento de outros futuros produtos turísticos. "Vamos continuar desenvolvendo produtos focados na produção associada, para que as pessoas venham, conheçam nossa cultura e agreguem conhecimento", diz Fabiane.
Estes quatro produtos turísticos de Campo Largo serão reunidos em um catálogo que irá agrupar atrações dos 12 municípios brasileiros selecionados. Este catálogo será lançado no Salão do Turismo de 2011, em São Paulo. O evento é considerado o maior na área do turismo do país, pois apresenta o Brasil para os principais pólos emissores de turistas nacionais, que são os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte:Prefeitura Municipal de Campo Largo