Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 06:22:04
Geral

Dia do Rio

02-12-2010

Crianças comemoram Dia do Rio em Campo Largo

Dia do Rio

02-12-2010

No dia 24 de novembro, 70 crianças participaram de uma manhã de conscientização e aprendizado em comemoração ao Dia do Rio.

Para comemorar, a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, levou 70 alunos da terceira série, da Escola Municipal Luiza Gonçalves Monteiro, localizada em Bateias, até o Parque Cambuí - uma das principais áreas de conservação ambiental do município.

Em meio à natureza, as crianças puderam plantar mudas das espécies de aroeira, pimenteira, cedro rosa, branquilho, angico, gurucaia, araucária e canela às margens do rio que nomeia o parque. Além disso, receberam orientações referentes à preservação dos rios e à importância das árvores que ficam em suas margens. "A mata ciliar é indispensável para a proteção do solo e da água, além de contribuir para a preservação da biodiversidade e para o equilíbrio hidrológico", explica o engenheiro florestal Nelson Luiz Cosmo.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Cosmo, reforça que as pessoas precisam valorizar os recursos naturais: "precisamos refletir que a água é a fonte de sustentação da vida, e os rios, em relação ao corpo humano, são as veias da terra que fazem circular esse líquido tão precioso", ressalta.

Campo Largo é rico em recursos hídricos e seus principais rios são utilizados como mananciais de abastecimento público da Região Metropolitana de Curitiba. "Daí a necessidade de ordenamento do uso do solo desses mananciais, a partir da instituição legal de zoneamentos, tais como os das Áreas de Proteção do Rio Verde e do Rio Passaúna", conta o engenheiro Nelson. O mapeamento regulamenta as atividades potencialmente degradadoras do meio ambiente e prevê a conservação e a recuperação da vegetação que protege a mata ciliar.

A crescente pressão do processo de urbanização sobre os mananciais ameaça a qualidade ambiental destas áreas. "Os principais problemas são a falta de saneamento básico, o crescimento industrial, a degradação dos remanescentes florestais e a ocupação de áreas úmidas e fundos de vale", aponta.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente todos os trabalhos de educação ambiental são realizados com as crianças, pois as escolas municipais já possuem, em seu currículo, o ensino da consciência ambiental.

A diretora geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mirela Jacomasso, afirma que é importante a conscientização das crianças, mas que os adultos também precisam pensar no meio ambiente: "todas as pessoas devem se sensibilizar da importância que os corpos hídricos possuem", ressalta.

Fonte:Prefeitura Municipal de Campo Largo