02-12-2010
Lanche nutritivo nas escolas e creches municipais
02-12-2010
O lanche das escolas e as refeições das creches do ensino público de Campo Largo oferecem, além de alimentos frescos e saborosos, um cardápio variado e nutritivo todos os dias.
Em 2010 a prefeitura incluiu novos cereais- como as barras e os discos de cereais - e aumentou significativamente a oferta de frutas e verduras na alimentação escolar. Neste ano foram compradas 20 mil barrinhas e foram adquiridos 61,2 mil kg de legumes e verduras e 101 mil kg de frutas. Esses alimentos naturais são comprados diretamente do produtor campolarguense, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e a de Desenvolvimento Rural.
De acordo com o setor de merenda escolar do município, entre outros tipos de alimentos, também foram distribuídas paras as escolas e Centros de Educação Infantis (CMEIs), neste ano, 46 mil kg de carne branca e vermelha, 13,2 mil litros de leite, 6,2 mil kg de leite em pó, 44,3 mil pacotes de bolacha.
Duas nutricionistas da Prefeitura Municipal elaboram cardápios diários diferenciados, que são renovados a cada dois meses, além disso, repassam receitas praticas para as merendeiras das escolas. "Por exemplo, elas ensinam a fazer um arroz diferente, bolo com cenoura, pão com aveia, a alimentação é bem variada", conta a responsável pelo setor de merenda escolar do município Terezinha Cheva Rinaldin.
O ensino público de Campo Largo conta com 37 escolas e 17 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). As escolas oferecem o lanche aos alunos nos períodos da manhã e tarde e os CMEIs ofertam quatro refeições por dia às crianças.
Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Norton Pooter, a merenda escolar contribui para melhorar o desempenho escolar dos alunos: "a criança tem além de um cardápio mais gostoso, uma alimentação nutritiva, assim é possível manter um bom desempenho escolar", ressalta.
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
Além da alimentação saudável oferecidas aos alunos, a prefeitura municipal realiza uma avaliação nutricional anual com os estudantes do ensino público. "As nutricionistas verificam o andamento do progresso, do desenvolvimento dos alunos", explica a responsável pelo setor de merenda escolar do município.
MERENDEIRAS CAPACITADAS
Para garantir a qualidade na alimentação escolar, as merendeiras participam de cursos de capacitação, onde aprendem novas receitas, recebem instruções quanto a boas práticas de fabricação, aprimoramento pessoal e reaproveitamento de alimentos.
Cada escola municipal possui uma merendeira e uma auxiliar. Ao todo são aproximadamente 100 profissionais preparando o lanche dos estudantes campolarguenses todos os dias.
Fonte:Prefeitura Municipal de Campo Largo