Acontece neste sábado (18), das 09h às 12h, na Praça Getúlio Vargas a terceira edição da Feira Saúde, Amor e Esperança, com atendimento de saúde à população e diversas outras atrações. O evento marca o retorno da feira, que havia sido pausada durante os anos de pandemia de Covid-19, em uma parceria entre o grupo de voluntários Amigos do Eterno Juh – que trabalha na conscientização sobre o câncer infantojuvenil e doação de medula óssea – e a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Saúde. Para participar basta comparecer no dia e horário marcado, a ação é gratuita e aberta ao público.
A feira de saúde divulgará os oito remédios naturais – com exames de glicemia capilar, pressão, bioimpedância, quick massage, orientação sobre como se tornar um doador de medula óssea e muito mais, com a participação da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A Secretaria de Saúde estará presente com seus profissionais realizando testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientação de saúde bucal. Também terá teste do olhinho com a oftalmologista Dra. Graciele Ceccato, com a participação da Amonpar - Associação de Pessoas com Visão Monocular do Estado do Paraná e ainda uma exposição de motocicletas, com vários grupos da região.
Também haverá orientações com o Núcleo de Prática Júridica da Uniandrade.
“Neste ano, diferente das duas primeiras edições, não conseguiremos trazer o Hemepar para a realização dos cadastros dos interessados em se tornarem doadores de medula óssea. Tentamos há alguns meses, mas por conta de algumas mudanças na lei, não é possível eles virem até aqui. Entretanto, nós estaremos no local prestando as informações solicitadas. Além disso, também teremos um stand para quem quiser contribuir com o Hospital Pequeno Príncipe na reconstrução do ambulatório de Hematologia e Oncologia Pediátrico, que acabou explodindo há algumas semanas”, comentam os organizadores do evento, Anderson e Raquel Paulart.
Segundo divulgações, a estimativa de danos causados pela explosão é de R$ 5 milhões, sendo necessário uma quantia próxima a essa para a reconstrução. As doações podem ser feitas pix doepequenoprincipe@hpp.org.br, conta específica para este fim.