Nesta terça-feira (19) é celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para destacar à sociedade o trabalho realizado por mulheres à frente de negócios que geram empregos, promovem o desenvolvimento econômico e impulsionam a transformação social nas comunidades.
O fortalecimento do empreendedorismo feminino é uma das frentes de trabalho da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla). Desde a década de 1990, a associação desenvolve projetos para integrar mulheres empreendedoras da sociedade campo-larguense, permitindo que elas tenham participação contínua e voz ativa em processos decisivos, além de criar iniciativas que ampliem as oportunidades de negócios.
“Nossa intenção é sempre criar espaço para essas mulheres, sejam elas iniciantes no mundo do empreendedorismo ou experientes, sejam elas microempreendedoras individuais (MEIs) ou proprietárias de empresas de pequeno, médio ou grande porte, prestadoras de serviços ou líderes na indústria. A mulher tem uma visão naturalmente mais humanizada nos negócios, demonstrando sensibilidade no relacionamento com colaboradores, fornecedores e, especialmente, com os clientes. Por meio dos cursos e treinamentos da Acicla, buscamos ajudá-las a perceber como essa visão pode potencializar seus negócios e trazer melhores resultados. O objetivo da Acicla Mulher é estimular, por meio de capacitações, uma mudança de mentalidade, sempre promovendo o melhor para a empreendedora”, enfatiza Valéria Barrichello, coordenadora do núcleo Acicla Mulher.
Valéria também destaca que, apesar dos avanços, ainda existem barreiras a serem superadas no reconhecimento das mulheres como líderes no empreendedorismo. “A igualdade significa perceber que uma mulher ocupa um cargo de liderança ou tem uma empresa de sucesso não porque é mulher, mas porque entrega um excelente trabalho ou produto. Nós, que convivemos com as empreendedoras do núcleo Acicla Mulher, percebemos o quanto elas são multifacetadas. Conseguem transitar com eficiência entre diferentes funções, gerindo a empresa, cuidando da família e participando ativamente de um grupo social. É admirável perceber que as mulheres não sentem a obrigação de se destacar, elas simplesmente o fazem, porque é algo natural para elas”, ressalta.
Além dos treinamentos e cursos voltados para vendas, marketing e relacionamento com clientes, as ações sociais promovidas pela Acicla Mulher em parceria com outros núcleos têm despertado grande interesse. Um exemplo recente foi a campanha do Outubro Rosa, que destacou a importância do cuidado com a saúde física e emocional das mulheres. Durante a campanha, foi realizado um evento especial para mães e filhos, proporcionando momentos de reflexão e criando memórias marcantes para os participantes.
Acicla Mulher 2025
O núcleo já se prepara para 2025, com uma série de ações planejadas para ampliar a participação das mulheres no empreendedorismo. “Nosso objetivo é fortalecer tanto quem já está há anos no mercado quanto quem está começando agora. Também queremos manter nossas associadas atualizadas sobre as diversas frentes do empreendedorismo, realizar pesquisas e expandir nosso grupo. Vamos trabalhar para fortalecer o networking, promover trocas de experiências e consolidar parcerias cada vez mais estratégicas”, finaliza Valéria.