As campo-larguenses Isabela e Júlia Silveira Andreassa são irmãs gêmeas, com 17 anos de idade, e desde julho deste ano estão morando no estado de Indiana, nos Estados Unidos.
As campo-larguenses Isabela e Júlia Silveira Andreassa são irmãs gêmeas, com 17 anos de idade, e desde julho deste ano estão morando no estado de Indiana, nos Estados Unidos. Mesmo ainda em adaptação, elas já têm se destacado no vôlei. Julia chegou até a ser notícia no The Herald Bulletin, tradicional veículo de comunicação fundado em 1868.
Andreia, mãe das meninas, detalha que as duas estudavam no Colégio Bom Jesus da Aldeia, que sempre incentivou muito a prática do esporte. Treinaram vôlei do 6º ano até o 1º ano do Ensino Médio, sempre participando de torneios e conquistando medalhas. No ano passado chegaram a ter treinos mais oficiais na equipe do Círculo Militar.
Sempre com o sonho de estudar fora do país, Isabela chegou a fazer o high school no Bom Jesus. Juntas, as irmãs decidiram fazer intercâmbio e escolheram os Estados Unidos por ser um grande incentivador do esporte e por através dele terem a possibilidade de tentar uma bolsa em uma universidade norte-americana. Elas estão no mesmo estado, Indiana, mas em cidades diferentes, morando em casas de família, para aproveitar melhor essa experiência. Ambas fizeram teste para o time principal da escola em que estão e as duas entraram.
Estão fazendo o último ano do Ensino Médio lá, em escola pública, e estão buscando a bolsa. Para isso, estão se dedicando muito para conseguir essa oportunidade. Andreia conta que elas treinam todas as tardes de segunda a sexta e Julia também treina aos sábados. Segundo a mãe, é um ritmo mais cansativo, mas estão aprendendo muito. “Elas estão sentindo bastante diferença. Estão amando tudo, a cultura, costumes bem diferentes, um país que dá muito valor ao esporte e estudo”, detalha.
As irmãs estão sentindo a diferença nas técnicas aprendidas e também estão jogando em posições diferentes do que era no Brasil, sendo novos desafios. Julia foi destaque na matéria do The Herald Bulletin: “Em uma partida que contou com múltiplas atuações de destaque de ambas as equipes, foi Andreassa quem se destacou acima de tudo... E uma entrada enfática de uma bola livre de Andreassa deu aos Broncos uma vantagem intransponível de 19-10 no quarto set” - valoriza a matéria, citando que as jogadas dela são em momentos importantes. Ainda falam sobre ela vencer a barreira do idioma, o quanto está se entrosando aos demais jogadores e as jogadas decisivas que ela teve na disputa.
“Um dos principais motivos que eu vim é o vôlei e porque quero tentar ganhar uma bolsa. Eles valorizam muito isso aqui. Tudo muito novo, mas estou adorando, uma experiência única na minha vida. Espero conseguir o meu objetivo, que é jogar vôlei em faculdade aqui”, declara Julia. No Kokomo Tribune Sports, uma nota valorizando a jogada de Isabela, que chegou a fazer 12 pontos em uma partida, como também publicação do próprio time (Tiger) que postou em rede social estar orgulhoso dela. “Não perdemos nenhum jogo até agora”, completa Isabela.
A mãe delas acredita que com o nível que estão no esporte é provável que consigam uma bolsa de estudos em uma universidade boa. Ainda não sabem qual profissão seguir, mas Andreia conta que Isabela já é mais voltada ao comércio exterior, relações internacionais, enquanto Julia mais na área de biológica, Medicina.