A Folha de Campo Largo conversou com o secretário municipal de Educação, Bruno Cezar, que avaliou como positivos os primeiros seis meses de trabalho da equipe
Na última semana foi encerrado o primeiro semestre letivo de 2025 dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das escolas municipais – correspondente ao Ensino Fundamental Anos Iniciais – abrangendo mais de 14 mil estudantes. O retorno está previsto para o próximo dia 28 de julho, quando tem início a nova etapa do ano letivo, com encerramento marcado para 17 de dezembro.
A Folha de Campo Largo conversou com o secretário municipal de Educação, Bruno Cezar, que avaliou como positivos os primeiros seis meses de trabalho da equipe à frente da pasta. Segundo ele, o semestre serviu como base para transformações mais profundas ao longo do ano. Entre os principais feitos destacados estão a reestruturação administrativa da secretaria, avanços na educação em tempo integral, valorização dos profissionais da educação e programas voltados ao bem-estar e à saúde emocional dos educadores, que devem ser implantados em breve.
“Foi um semestre de muito esforço, com trabalhos que muitas vezes não aparecem, mas que são fundamentais para sustentar tudo o que ainda está por vir. Reestruturamos internamente, organizamos processos e investimos pesado na valorização dos profissionais e no cuidado com as pessoas – e isso já vem dando um resultado bastante positivo.”
Nova estrutura, menos conflitos
Uma das mudanças mais visíveis, segundo Bruno, foi a consolidação da nova estrutura da secretaria, com departamentos mais autônomos e especializados. A criação da Divisão de Apoio e Atendimento à Comunidade Escolar, por exemplo, contribuiu diretamente para a redução de cerca de 50% no número de ouvidorias recebidas.
Ele explica que o atendimento passou a ser feito por uma equipe técnica formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos – profissionais que podem acompanhar mais de perto os conflitos envolvendo alunos, famílias e educadores, promovendo a mediação e soluções mais eficazes.
Valorização e bem-estar dos profissionais
A Secretaria também iniciou, neste semestre, a implementação de um Plano de Qualidade de Vida e Bem-Estar dos Profissionais da Educação, previsto em legislação federal. Entre as ações citadas por Bruno estão a criação das Salas do Afeto em todas as instituições, com espaços e formações voltadas à mediação de conflitos; a oferta de atendimento fonoaudiológico por meio do programa Voz de Mestre, com foco no uso saudável da voz pelos professores; e a distribuição do material “Fluir das Emoções”, um diário reflexivo que apoia os docentes no cuidado com a saúde emocional.
Além disso, o secretário destaca que o município concedeu um aumento salarial de 20% aos profissionais do magistério no início do ano e trabalha para, a partir de janeiro de 2026, pagar o piso nacional com repercussão em toda a carreira.
Tempo integral e meta antecipada
Outro marco do semestre foi o cumprimento antecipado da meta de ampliação da educação em tempo integral – uma promessa de governo para quatro anos, alcançada já nos primeiros seis meses. Atualmente, alunos de algumas instituições foram realocados para escolas adaptadas à nova modalidade, com acompanhamento pedagógico e nutricional específico.
“Recebemos visitas de mais de 10 municípios que vieram conhecer nossas práticas. Isso é um reconhecimento importante”, comenta Bruno.
A secretaria também já adquiriu um novo material didático para o ensino de inglês, em parceria com a Universidade de Oxford, que será implementado nas escolas de tempo integral a partir de 2026.
Desafios no quadro de pessoal
Apesar dos avanços, o secretário alerta para um dos maiores desafios enfrentados pela pasta: a manutenção do quadro de profissionais. “Hoje, a educação pública já sente o que se previa para 2030 – o que é definido como um ‘apagão de professores’. De 60 profissionais convocados, por exemplo, apenas 40 permaneceram. Situações como essa se repetem em todos os chamados, o que levanta preocupação”, comenta.
No segundo semestre, o município deve convocar 117 professores e auxiliares para tentar reduzir a defasagem, mas ainda lida com mais de 50 profissionais afastados por motivos de saúde – a maioria por questões psicológicas.
Resultados e próximos passos
Campo Largo foi reconhecida neste semestre com uma premiação estadual por suas boas práticas em educação integral – não apenas pelo tempo de permanência dos alunos na escola, mas pela abordagem pedagógica que valoriza o desenvolvimento integral da criança.
Ainda em julho, no dia 25, o município realizará sua maior Jornada Pedagógica já feita, com mais de 1.500 profissionais reunidos no Centro de Eventos de Campo Largo para um dia inteiro de formação. O evento terá como destaque a participação do ex-ministro da Educação de Portugal, Alexandre Ventura, que abordará a gestão da diversidade em sala de aula.
Outra novidade do segundo semestre será o lançamento do programa Concretize, focado na manutenção e conservação dos prédios escolares. As escolas que apresentarem os melhores indicadores de cuidado e projetos sustentáveis concorrerão a prêmios de até R$ 50 mil.
Foco no IDEB
Um dos grandes focos do segundo semestre será a preparação dos estudantes para a prova do SAEB, que irá compor o novo indicador do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município.
“Nosso desafio é manter o bom resultado que já temos e, se possível, avançar. E, para isso, precisamos do envolvimento de todos – da escola, das famílias e dos professores”, destaca o secretário.
A Secretaria aposta também na continuidade do programa Leitura Mágica, que vem engajando alunos e famílias no hábito da leitura. “Tem sido emocionante ver crianças falando com entusiasmo sobre os livros, e pais se envolvendo por curiosidade no que os filhos estão lendo”, finaliza.