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Pedagogo

Secretaria de Políticas Sobre Drogas celebra Dia do Pedagogo. A experiência de Fabiana e Maria Alice, que atuam na área há 19 e 29 anos respectivamente, somaram e moldaram o formato das atividades que contemplam o Pesc&oci

Pedagogo

22/05/2015

Ser pedagogo é, antes de mais nada, ter um olhar diferente e perspicaz ao ambiente escolar que o profissional está inserido. A palavra pedagogia tem origem na Grécia Antiga e significa “Condução de Crianças”. A data foi instituída pelo Decreto Lei nº 7.264, de 20 de Maio de 2010, surgindo como uma oportunidade para discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, além de delimitar papéis de responsabilidade.
Dentre as atividades de um profissional da pedagogia está orientar e traçar planos de aula que serão desenvolvidos pelas professoras nas salas, cotidianamente. Na linha histórica do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como a Ciência do Ensino, autenticada como uma prática educativa de um fato social, voltada ao conhecimento e à humanidade. O pedagogo investe suas atividades à função reflexiva, investigativa e científica do processo educativo, autoridade essa que não pode ser delegada a outro profissional que não compreenderia seu campo de estudos e as problemáticas das causas.
Em homenagem a esses profissionais, a Secretaria de Políticas Sobre Drogas vem ressaltar a importância do trabalho da equipe pedagógica do órgão composta pelas profissionais Fabiana Martini Rigoni, Maria Alice Ronca e Renata Archeleiga (até março de 2015). O Secretário Carlos Weber destaca que a composição do setor pedagógico foi peça fundamental na implantação da Secretaria, e foi uma decisão do atual prefeito Affonso Guimarães, uma vez que as ações de prevenção desenvolvidas são voltadas especialmente às crianças e adolescentes.
A experiência de Fabiana e Maria Alice, que atuam na área há 19 e 29 anos respectivamente, somaram e moldaram o formato das atividades que contemplam o Pescô (Programa de Prevenção em Escolas e Comunidades), vencedor de dois prêmios Gestor Paraná (2013 e 2014), em Ações Públicas de Qualidade e Eficácia.
Fabiana salienta que já trabalhara com Maria Alice Ronca em outro estabelecimento, no ano de 2008. Ambas atuavam como pedagogas na rede de ensino local, em uma escola que atendia alunos oriundos da área rural, portanto, de difícil acesso especialmente para os alunos – e, pelas inúmeras dificuldades que eles enfrentavam para ir à escola, havia muita evasão escolar. A partir da coleta de dados específicos da região, do ambiente e da comunidade escolar, um projeto que deu certo foi desenvolvido pelas profissionais que criaram o “Contos e Causos”, onde o objetivo era conhecer as famílias dos alunos, a cultura local e contar as histórias das mesmas, usando desse método para a aproximação com os alunos, bem como conhecer a cultura local e as lendas repassadas de geração a geração, aos moradores dessa comunidade. O resultado foi mais que positivo, levando o projeto a emissoras de televisão como a RPC/TV e a ganhar prêmios jornalísticos. A metodologia era desenvolvida nas aulas de Literatura, onde os alunos traziam de casa contos e causos da família, da região, e esses eram contados para toda a comunidade escolar. O projeto despertava e motivava os alunos à leitura, à escrita e ao conhecimento amplo dos temas abordados.
Maria Alice emenda que, para qualquer ação desenvolvida por um pedagogo, um grande e astuto estudo de caso foi predeterminado e pontuado anteriormente. “Os métodos utilizados por nós, profissionais, vêm buscar a qualidade do ensino oferecido e a familiarização dos alunos com o contexto em voga. Temos uma função social muita sólida e somos, sim, responsáveis pela instrução da coletividade, bem como pela educação e perfil de nossa sociedade.”
As pedagogas explicam que as abordagens ressaltadas em seus trabalhos vão de encontro à teoria do Ensino como Processo Social que enfatiza o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das mais estudadas pela pedagogia contemporânea. “Somos diretamente responsáveis pela condução de nossa sociedade, ensinando desde cedo qual a importância do homem no contexto em que ele vive e o estimulando a galgar seus sonhos e anseios, tanto pessoais como coletivos”, conclui a pedagoga Fabiana Martini Rigoni.
A Secretaria de Políticas Sobre Drogas de Campo Largo parabeniza e celebra todos os pedagogos pela missão com o desenvolvimento intelectual das crianças, atribuindo-lhes um papel preponderante às relações sociais e à estrutura sociocultural e política de uma nação.
“A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização.”
Paulo Freire