13/05/2015
QUARTA-FEIRA
Nesta quarta-feira (13), a Sanepar irá efetuar a ligação da nova adutora à Estação de Tratamento de Água Itaqui, no Ouro Verde. As obras deverão tomar todo o dia, das oito horas da manhã às 18 horas, período no qual o abastecimento de água da cidade será interrompido, atingindo 70 mil consumidores do Centro e área urbana. O fornecimento de água só será retomado após às 18 horas e durante toda a noite o sistema estará sendo recuperado, podendo haver insuficiência no abastecimento da cidade, até que tudo tenha voltado à normalidade, provavelmente na madrugada de quinta-feira.
As informações da Sanepar são para que os consumidores de toda a área urbana de Campo Largo, com exceção dos bairros servidos por outros sistemas, como o Guarani e a Ferraria, façam reserva de água para uso na quarta-feira, quando o fornecimento estará interrompido. É possível que, na volta do funcionamento a água apresente coloração diferente do normal, devido à pressão na rede e do deslocamento de materiais nos encanamentos. Esta água, segundo a empresa, não estará imprópria para o consumo, apenas a coloração alterada.
Obras
Nesta quarta-feira, durante todo o dia, o esforço dos engenheiros e técnicos da companhia é para a interligação das tubulações do novo sistema à ETA do Itaqui, no Ouro Verde. A implantação da adutora que interligará a nova Estação de Tratamento de Água – ETA, do Rio Verde, vem movimentando máquinas e operários há vários meses, estando atualmente completa a interligação, através da Rua Domingos Cordeiro, por onde passam as tubulações. As obras têm causado alguns transtornos ao trânsito, no centro da cidade, mas os problemas são naturais, pela importância da mudança que a cidade sofrerá. Os trabalhos nesta semana concentram-se principalmente em alguns pontos da Domingos Cordeiro, já na finalização da ligação das suas estações de tratamento. A do Itaqui, no Ouro Verde, em breve deverá ser desativada ficando o local somente como Centro de Armazenamento e Distribuição. Toda a captação e tratamento passará para o novo sistema do Rio verde, cujas obras estão prontas e o processo e as adutoras em fase de testes.
Nos próximos 60 dias, a maioria dos campo-larguenses deverá conviver com pequenos transtornos no abastecimento de água. As interrupções, programadas para não mais do que 30, nesse período, poderão provocar problemas como coloração escura da água, que mesmo assim não deverá estar imprópria para o consumo (serviços). Entre a interrupção e o retorno, a pressão na rede poderá estar diferente da normal, causando transtornos como o não abastecimento em bairros mais altos ou alteração da coloração.
A Sanepar destaca a importância da instalação de caixas d'água de acordo com o consumo diário tanto de residência como, por exemplo, em escolas e estabelecimentos comerciais, para que o funcionamento do local não seja comprometido devido à falta de água. A companhia tem realizado o trabalho pausadamente para dar segurança à população.
QUINTA-FEIRA