Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:50:42
Geral

Sindimovec

Sindimovec marcha com professores contra a violência e em defesa da democracia

Sindimovec

08/05/2015

“Menos bala, mais giz”. Essa foi uma das mensagens mais emblemáticas do protesto realizado nesta terça-feira (5) pelos professores do Paraná, durante marcha que tomou as ruas de Curitiba. Solidários aos educadores, integrantes do Sindimovec (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo) engrossaram o movimento contra a violência e o massacre do último dia 29 que deixou mais de 200 feridos. “Estamos aqui para reforçar nossa indignação e revolta com tudo que aconteceu e dizer que, essa ‘dor moral’ que os professores enfrentam também é nossa, aliás, de toda sociedade. E registrar, que o episódio de truculência e uso da força ocorrido é um claro atentado à democracia e, por isso, não podemos nos calar diante de tamanho retrocesso e barbárie”, disse o presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso.
A manifestação de apoio aos professores do Paraná foi uma organização nacional e várias cidades aderiram ao ato que recebeu o apoio de várias entidades sindicais. Em Curitiba, a passeata reuniu pelo menos 20 mil. “Como professora, creio que esse acontecimento deve ficar marcado na história como algo que jamais se imaginou, uma mancha que dificilmente será apagada. Agora, o mais importante é combater os ataques à democracia. Um bem de valor social que não pode sequer sofrer ameaça, foi conquistado com sangue de pessoas que lutaram por um País melhor”, afirma uma professora participante da marcha.


Ponto alto
Um dos momentos altos da manifestação de hoje foi a entrega de flores brancas por professores num contraponto às balas de borracha usadas para ferir os manifestantes na ação do dia 29. “Em lugar de balaços, oferecemos flores aos nossos algozes”, lembra um professor que preferiu não se identificar.
Até um cãozinho, da raça Golden Retriever, vestiu a camiseta de luta e solidariedade aos professores. O bichinho fez sucesso desfilando com o tema: “Tô no luto”.
Logo após a marcha, cerca de 8 mil professores da rede estadual aprovaram a continuidade da greve da categoria por tempo indeterminado, em assembleia realizada no estádio Durival de Brito, Vila Capanema, em Curitiba.