Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 02:34:14
Geral

Ajuda

Família perde tudo em incêndio e pede ajuda para reconstruir casa

Ajuda

08/05/2015

Por Luis Augusto Cabral

Ivonete Mendes Colaço (33), o marido Francisco Alves Raimundo (36)  e três filhos menores, dois meninos e uma menina, estão morando em uma casa emprestada, ainda em construção, cedida temporariamente por uma vizinha. A família perdeu tudo num incêndio registrado às 21 horas do último dia 29 de abril, que começou com uma vela que caiu na cortina e destruiu a casa toda.
O incêndio consumiu não só a casa, localizada na Rua Alcebíades Affonso Guimarães, 2530, mas também móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos. De uma hora para outra, Ivonete, o marido e os filhos se viram sem abrigo, sem nem ao menos o que vestir. Uma vizinha, que também é comadre do casal, emprestou uma casa em construção para a família se abrigar, mas ela quer, e precisa, reconstruir sua própria casa. Para tanto, pede ajuda da população.
Desespero
Ivonete lembra do momento do incêndio e do seu desespero para salvar a vida dos filhos que estavam com ela, em casa, os dois meninos. “A menina tinha ido na igreja com o pai e só estava em casa eu, a minha sogra e os dois meninos. Nós estávamos sem energia elétrica e eu acendi uma vela, no quarto. Acho que o vento levou a cortina e derrubou a vela, dando início ao incêndio. Quando vimos já não deu tempo de fazer nada”, explicou ela.
O pessoal do Corpo de Bombeiros chegou minutos depois e o incêndio foi extinto rapidamente, mas nada pôde ser salvo da casa.
Escola
“O que mais me preocupa é que as crianças estão sem ir para a escola, porque queimou tudo, livros, mochilas, uniformes, calçados”, disse a mãe entre uma ida e outra à Prefeitura Municipal, em busca de ajuda. “A Defesa Civil disse que vai ajudar, que vai retirar o que sobrou da casa e deixar o terreno limpo para a gente reconstruir”, explicou. O terreno onde mora a família e mais a sogra de Ivonete, dona Doralice Alves Raimundo (69), foi cedido para elas há 40 anos, pela família Puppi. “É mais ou menos a idade da casa, que pegou fogo muito rápido, porque era de madeira, tudo, muito antigo”, explicou.
Francisco, o esposo de Ivonete, é zelador e está trabalhando, mas seu salário é pouco e não sobra para pagar materiais de construção. Ivonete está desempregada, ela disse que está procurando emprego no comércio, para ajudar. “Quem puder ajudar, nós estamos precisando de quase tudo, graças à Deus ninguém se feriu, mas saímos só com a roupa do corpo. Estamos precisando de materiais de construção, madeira, telhas, roupas, tudo”, explicou ela, autorizando a divulgação do seu telefone, para poder receber ajuda: (41) 9745-1741.