Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:48:50
Geral

Mudanças

01/05/2015

Mudanças no financiamento da Caixa mexem com o mercado imobiliário

Mudanças

01/05/2015

Por: Luis Augusto Cabral

A partir da próxima segunda-feira (04), a Caixa Econômica Federal só vai liberar financiamento para imóveis usados com recursos da Poupança, para quem puder pagar à vista 50% do valor do imóvel, como entrada. Antes o financiamento chegava a 80%. Já para as operações pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFI), o financiamento máximo será de 40% do valor do imóvel. Antes era de até 70%.
O empresário campo-larguense, engenheiro civil Geraldo Viezzer e sua filha, a empresária Jessica Viezzer, da Studio Engenharia e Studio Imóveis, analisam a situação atual e lembram que para o mercado de imóveis novos não haverá mudanças no financiamento. “Haverá, sim, algum impacto porque quem for comprar um imóvel usado, com as novas regras da Caixa, vai perceber que será mais negócio comprar um imóvel novo”, explicam.
 
Imóveis novos
 
Há 31 anos no mercado, a Construtora Studio Engenharia tem inúmeros empreendimentos executados e imóveis em construção de alto padrão, como o Residencial Ilha de Saint Thomas, na Sete de Setembro com Benedito Soares Pinto (cinco andares e 16 apartamentos). Os apartamentos estão sendo vendidos ao preço de R$ 316 a R$ 393 mil. “São imóveis de alto padrão, que podem ser financiados em até 80% do valor”, explicam Geraldo e Jessica, mostrando exemplos de como será mais negócio a compra de imóveis novos, em vez de usados.
 
Os especialistas acreditam que, com as restrições da Caixa, para os imóveis usados, o preço final desses imóveis pode recuar em até 20%, nos próximos meses. Os Viezzer (pai e filha), acreditam que o mercado, por si só, vai se acomodar, ao longo do tempo. “Muita gente que mora em Curitiba está escolhendo Campo Largo para morar, não porque os imóveis aqui são mais baratos, mas porque Campo Largo é uma cidade melhor, com menos poluição, mais segura e perto de Curitiba”, explicam.