Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:25:15
Geral

Capacitação

18/04/2015

Profissionais participam de capacitação para proteção de crianças e adolescentes

Capacitação

18/04/2015

Teve início na terça-feira, 14, a capacitação para Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em situação de risco para a violência do Município de Campo Largo que acontece sob a coordenação das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde. O evento, realizado no auditório da Câmara Municipal, reúne profissionais de todas as áreas envolvidas com a criança e adolescente, entre eles psicólogos do SAI - Serviço Auxiliar da Infância e Juventude, Conselheiros Tutelares, Segurança, Educação, Assistência Social, Saúde e Política Sobre Drogas.

O objetivo é intensificar o trabalho realizado em rede, para, num esforço coletivo, garantir a proteção das crianças e adolescentes contra a violência e ainda promover ações preventivas para impedir que haja reincidência.

Segundo dados da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a infância, 2006), acidentes e agressões são a principal causa de morte de crianças de 1 a 6 anos no Brasil.

Abertura
O promotor de Justiça Aurélio José Aggio, na abertura do evento, resumiu, em um comparativo simples, a importância e o objetivo de uma rede de proteção. Ele citou o papel da rede de proteção colocada em janelas e sacadas de apartamentos nos edifícios, protegendo crianças de possíveis quedas. Fez referência também à trama de cordas da rede enfatizando a importância da união de todos para garantir a proteção. “Como as cordas da rede, alinhadas e entrelaçadas, se trabalharmos unidos vamos garantir o alcance dos objetivos”, disse.

Médico pediatra, o prefeito Affonso Guimarães declarou que, nos seus 40 anos de experiência junto às crianças, presenciou muitas situações tristes, de desafeto, violência e negligência em relação às crianças. Em administrações anteriores, como prefeito, criou muitos programas sociais de contraturno, em benefício das crianças e adolescentes, objetivando proporcionar-lhes a proteção e a oferta de oportunidades. Lamentou, porém, que em governos posteriores os programas tenham sido extintos.

Hoje, revela, em sua atual administração, assim como nas anteriores, a criança e o adolescente permanecem como prioridade. Enalteceu o trabalho da Rede de Proteção, dizendo que “é evidente que se não existir um grupo de pessoas empenhadas em promover a proteção da criança e adolescente, elas irão sofrer mais do que já sofrem”. Finalizando, colocou-se à disposição para auxiliar o trabalho no município.

Capacitação
A capacitação acontece em três momentos. O primeiro, na terça-feira, 14, voltado à formatação das redes locais. Na quarta-feira, 15, palestra com o promotor Murillo Digiacomo e na quinta-feira, 16, orientações sobre fichas de notificação e questões jurídicas. A rede conta com apoio da Promotoria e

Poder Judiciário.
Presentes na abertura do evento, além das autoridades já citadas, a secretária de Assistência Social Noeli Parchen; presidente da Câmara Marcio Beraldo; diretora da Secretaria de Assistência Social Luziane Brainta; coordenador da Proteção Social Especial Alexander Stradioto; coordenadora do abrigo institucional Santa Rita de Cássia Ana Cristina Campagnaro e Ari Stroparo, defensor dos direitos da criança.