Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:29:18
Geral

Vinhos

18/04/2015

Processo de Industrialização de vinhos é tema de trabalho de estudantes de Logística

Vinhos

18/04/2015

Por: Luis Augusto Cabral


Um grupo de estudantes de Logística, da Universidade Positivo (Escola Técnica), acaba de apresentar um trabalho no qual estuda o Processo de Industrialização de Vinhos, em Campo Largo, tendo por base a indústria de vinhos Famiglia Zanlorenzi. Nesse trabalho, os estudantes acompanharam, em detalhe, todo o processo de produção e distribuição do vinho, sempre enfocando o aspecto logístico envolvido.

Os estudantes Aline Augustyn, Cleverson Ribeiro de Andrade, Douglas de Alencar Cividini, Eliziane de Mattos Rodrigues Alves, Fabiola Vaz Ferreira, Fernanda Carolina Vidal Gariba trabalharam muito para conhecer cada detalhe, no passo a passo do processo de industrialização, a sustentabilidade e a logística envolvida e, no final, com a apresentação do trabalho, todo acompanhado pela orientadora Marcia Leal.

Trabalho
Douglas de Alencar Cividini, porta-voz do grupo de estudantes, disse que “após várias conversas e reuniões decidimos juntamente a nossa coordenadora Márcia Leal, mostrar para a sociedade como é o processo tanto de fabricação quanto de transporte e armazenagem dos vinhos Famiglia Zanlorenzi. Marcamos uma visita para ter maiores esclarecimentos de seu processo. A Famiglia Zanlorenzi é uma grande empresa, que além de fabricar e fornecer vinhos para todo o Brasil, também tem uma linha de sucos com mix de sabores, e pode ser considerada como uma empresa regional, pois sua atuação é forte no Estado do Paraná”.

“O objetivo do trabalho era demonstrar, de maneira simples, a funcionalidade da logística dentro do processo da industrialização do vinho. Nós procuramos mostrar como a empresa trabalha para atrair o público-alvo, mantendo o sabor ideal e adequado do produto, dando ênfase à utilização de logística sustentável para preservação do meio ambiente, assim gerando vantagem competitiva, atraindo clientes e trabalhando de forma ecologicamente correta”, disse ele.

No trabalho, Douglas e seus colegas lembram que “o trabalho foi muito importante para ele e seus colegas conhecerem de perto todo o processo da Famiglia Zanlorenzi, que começa com o acompanhamento dos agrônomos, desde a poda até à colheita das uvas, o trabalho da seleção das melhores castas, que é realizado por mais de 700 famílias de 16 municípios da Serra Gaúcha, que são transportadas ao Parque Fabril de São Marcos onde são pesadas, selecionadas e seu teor de açúcar são medidos. Esse cuidado com as levas garante não somente a qualidade da boa matéria-prima, mas também a excelência do produto final.

Depois da análise qualitativa, as uvas são descarregadas e o suco é automaticamente separado das sobras da fruta, a partir desse momento são tomadas as providências e cuidado para que o suco da uva seja transportado por caminhões pipa até a cidade de Campo Largo”.

“Com a chegada dos caminhões pipa na fábrica – continuam -, a matéria-prima é armazenada em grandes tanques, que variam de cinco a 15 mil litros. A Famiglia Zanlorenzi dispõe de uma fabricação própria de embalagens de vinho, com uma excelente qualidade visando satisfação ao cliente. Suas embalagens se destacam dentre as outras gerando uma vantagem competitiva, seu produto passa por um rigoroso teste de qualidade num laboratório de pesquisa bioquímica e análise microbiológica. Em seguida acontece o procedimento de envase, nesse procedimento o vinho é engarrafado em garrafas de vidros que são 100% recicláveis, das quais o próprio grupo possui um estoque.

O trabalho ainda mostra todo o processo de testes de qualidades, para que se obtenha resultado final desejado, começando com as análises microbiológicas, análises químicas, durante todo o processo, até à embalagem, estoque e distribuição.  Douglas aproveitou a apresentação do trabalho para agradecer à empresa Famiglia Zanlorenzi, pela oportunidade de contribuir para a formação dos estudantes e pelo conhecimento transmitido.