03/04/2015
Uma parceria entre a Prefeitura de Campo Largo e o Governo Federal vai permitir que os Centros de Atenção Psicossocial de Campo Largo (CAPS AD e CAPS 2) recebam, nos próximos meses, obras de reforma e ampliação. Serão investidos no total cerca de R$ 350 mil. As melhorias e adequações no espaço físico dos CAPS são uma exigência do Ministério da Saúde e da Segunda Regional de Saúde Metropolitana (SESA)—Secretaria de Saúde/PR.
“Temos planos para executar estas melhorias desde 2011, e agora está caminhando. As melhorias vão levar os CAPS a outro nível na questão do atendimento”, comemora a psicóloga e Coordenadora de Saúde Mental do local, Mariane Bonato.
As obras possibilitarão a formação de uma secretaria única, unificando o CAPS e o Ambulatório de Psiquiatria do municipio, transformando o núcleo em uma estratégia de atendimento. Está programado também a ampliação das salas de atendimento do local, o que vai permitir mais atendimentos em grupos e individuais, consequentemente.
“Além da melhora do fluxo e da qualidade e quantidade de atendimentos, a realização da obra vai permitir ainda ao município receber junto aos órgãos competentes uma autorização para a criação de um CAPS infantil na cidade”, finaliza Bonato.
O prefeito Affonso Portugal Guimarães finaliza citando como fundamental os trabalhos executados pelos CAPS. “Quem ganha com a ampliação dos CAPS são as pessoas que mais precisam, principalmente aquelas que buscam ajuda. Esse sempre vai ser o nosso norte, buscar atender com excelência as demandas dos nossos moradores”, finaliza a autoridade.
Sobre os CAPS
Os CAPS são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de atenção básica à saúde mental que promovem atendimento psiquiátrico, social, psicológico e de terapia ocupacional. Eles são referência em tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais e outros quadros clínicos como a dependência química.
O objetivo é oferecer atendimento à população da área de abrangência, com acompanhamento clínico e reinserção social. O atendimento inclui visitas domiciliares, acolhimento ao usuário e familiares, atividades socioeducativas e sócio-recreativas, passeios, exercícios físicos, palestras e oficinas terapêuticas. Ao longo do ano, o centro promove várias confraternizações entre seus pacientes.
Não é necessário ter um encaminhamento. Basta ir até uma das unidades e agendar uma avaliação. As unidades públicas que oferecem serviços de Saúde Mental em Campo Largo são: CAPS 2, CAPS AD, Matriciamento e Núcleo Integrado de Saúde (NIS III) – Ambulatório Especializado, Ambulatório de Psiquiatria Infância e Adolescência.
Os CAPS ficam na Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, sem número.
Mais informações sobre o atendimento podem ser obtidas através dos telefones (41) 3392-2232, (41) 3392-1447 e (41) 3393-1447.