03/04/2015
A partir do próximo dia 23 de abril, os microempreendedores individuais (MEI) passam a contar com os serviços da Sala do Empreendedor que vai funcionar em espaço anexo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no Centro Administrativo Municipal de Campo Largo. A unidade, resultado de parceria entre Prefeitura e Sebrae, tem como foco o aprimoramento dos serviços já ofertados pela Secretaria e inclusão dos demais necessários, propiciando maior facilidade aos MEIs com faturamento até R$ 5 mil mensais.
Em um único local, ele encontrará todos os serviços necessários para abertura de empresa, a exemplo de consulta comercial, emissão de alvará, obtenção de CNPJ, emissão de guias de recolhimento de INSS, emissão de notas fiscais e declaração de Renda Anual. Poderá contar ainda com acompanhamento e orientações necessárias ao seu empreendimento.
“Trata-se de um serviço a mais disponibilizado pelo Poder Público e que vai ajudar a fomentar o empreendedorismo, facilitando a vida dos microempreendedores, inclusive com mais agilidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico Lucir Marchiori. “É mais um incentivo para que ele saia da informalidade”, completa.
Sobre a Sala
do Empreendedor
As Salas do Empreendedor são espaços de responsabilidade do poder público municipal, que contam com soluções gratuitas do Sebrae/PR para microempreendedores individuais (MEI), aqueles com faturamento anual bruto de até R$ 60 mil. Previstas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor no Brasil desde 2006, as Salas do Empreendedor ganharam força no Estado por volta de 2012, chegando a 108, em meados de março deste ano.
São comandadas por agentes de desenvolvimento, nomeados pelas prefeituras com a função de articular e tornar realidade a Lei Geral, auxiliando na geração e impressão de boletos, informações e facilitação para formalização e baixa de empresas, orientações acerca de microcrédito, taxas e caminhos para o desenvolvimento do negócio, além de cursos, oficinas e palestras.