28/03/2015
Secretário fala sobre segurança na cidade
28/03/2015
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Com as constantes notícias de assaltos, arrombamentos, mortes e demais casos que registram a violência na cidade, a Folha questionou o secretário municipal de Segurança sobre as melhorias que seriam realizadas no município, segundo o que foi divulgado por ele em reportagem de setembro de 2014.
O secretário Juscelino Bayer havia falado que no início de 2015 contrataria de 12 a 18 guardas a mais para aumentar o efetivo na cidade. Segundo ele, o prefeito Affonso Guimarães está analisando esse aumento, mas que possivelmente sejam chamados 12 pessoas que estão na lista de espera do concurso, mas que não há nada definido. Se em breve forem chamados, passam por treinamento durante o ano para que estejam aptos a assumirem como guardas municipais no ano que vem.
Recentemente foram compradas quatro viaturas novas para a GM, as quais estão sendo equipadas para logo serem usadas pelos guardas. Quanto ao módulo móvel da GM, que atuaria principalmente no Itaqui, Juscelino afirma que já enviaram toda a documentação técnica e que o módulo já está empenhado, mas que o Governo Federal ainda não tem verba para a compra do veículo. “Estamos em contato para conseguir a liberação”, completa.
No ano passado, Juscelino informou sobre um investimento em câmeras de monitoramento para serem instaladas na área central. As antigas não têm mais condições de funcionamento. Ele afirmou que três novas câmeras já foram compradas e dentro de 20 dias devem começar a ser instaladas. O secretário explica que a chuva de granizo estragou servidores e a central da GM, onde funcionaria o monitoramento destas câmeras, e que isso atrasou o andamento deste projeto, mas que os reparos estão sendo concluídos. As câmeras serão instaladas no Calçadão da Rua XV de Novembro, na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade e na Praça Getúlio Vargas (do Museu), o que vai auxiliar o trabalho da GM nos atendimentos e também dar mais seguraça à população.
A Guarda Municipal é uma parceira das forças policiais, que integradas têm melhores condições de trabalhar para a segurança pública. Juscelino lembra que a Guarda Municipal não é o “carro-chefe” da segurança municipal, mesmo assim tem realizado um trabalho intensivo, atendendo muitas ocorrências.