22/03/2015
Muitos sem saber o que fazer há quase um mês sem telefone e internet
22/03/2015
Por: Danielli Artigas de Oliveira
O acidente aconteceu no dia 26 de fevereiro, quando um caminhão caiu do viaduto da Rua Ema Taner de Andrade sobre a BR-277, derrubando postes de iluminação e telefonia. Com isso, até esta quinta-feira (19), ainda havia moradores da região do Ferrari, Fazendinha e Ouro Verde que estavam sem telefone e internet.
A situação tem revoltado a população do local, que tem entrado em contato com a Folha, enviado emails e comentários no site e rede social pedindo ajuda para divulgar e tentar resolver o problema. Todos têm achado absurda a proporção do acidente e estarem todos estes dias sem comunicação. Um leitor que mora na Fazendinha, após contato com a Folha procurou o Procon e a operadora Oi informou que arrumaria nesta quinta-feira (19), mas até às 13h nenhuma equipe tinha aparecido.
A falta de telefone e internet gerou muitos prejuízos aos comerciantes. Em muitos estabelecimentos comerciais o telefone voltou a funcionar cerca de dez dias depois, mas ainda há empresas sem poder usar o telefone. Ficam sem receber ligações de clientes e sem realizar as atividades comuns no dia a dia, que precisam de telefone e internet. O leitor Raphael fez alguns comentários no site, mostrando sua indignação e que não sabe mais a quem recorrer. O último comentário foi que: “18/03/2015 e nada resolvido desde 26/02/2015. Cabos rompidos caídos no chão. Total falta de respeito com o cliente. E o que está sendo feito para cobrar a empresa? Quem pode tomar alguma atitude para resolver esse problema? Minha esposa está com prejuízo atual acumulado de quatro semanas pela falta de telefone. Quem vai pagar essa conta?”. Segundo ele, nada foi feito pela Operadora Oi para resolver o problema e que “infelizmente é a única que atende a região. Temos que ‘mendigar’ por um atendimento precário”.
Em contato com a assessoria da Operadora Oi, a Folha foi informada que “equipes técnicas identificaram falhas pontuais na rede e vão realizar os reparos necessários no sistema telefônico o mais brevemente possível. A Oi, no esforço de manter a transparência na relação com seus clientes do Paraná, vem reiterar que está comprometida com a evolução da qualidade do atendimento dos serviços de telecomunicações, com investimentos de mais de R$ 243 milhões de janeiro a setembro de 2014, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todo o Estado. A companhia acrescenta que, em caso de dúvidas sobre informações referentes aos serviços prestados e contratados, mantém o telefone 103 14 para prestar esclarecimentos. A ligação é gratuita”.
O Procon Municipal, procurado pela Folha, informou que receberam “algumas reclamações referente à situação, porém estas se deram por telefone. De qualquer forma já contatamos o setor jurídico da operadora pedindo o reparo imediato que solicitou prazo para solução do impasse. Porém, para registrarmos a reclamação e abrirmos um processo administrativo com uma possível penalização da fornecedora é necessário que esses consumidores se dirijam até o órgão a fim de registrar formalmente suas reclamações. Acaso o consumidor se sinta lesado, haja vista que existem comerciantes na região, podem também procurar o Poder Judiciário a fim de solicitar liminar para religação dos serviços, bem como exigir indenização pelo período que deixaram de prestar seus serviços por falta da telefonia”.