14/03/2015
OAB Campo Largo se posiciona contra aumento do número de vereadores
14/03/2015
Por: Luis Augusto Cabral
Causou grande repercussão a matéria exclusiva, veiculada na última edição da Folha de Campo Largo, sobre as discussões em torno da possibilidade do aumento do número de vereadores em Campo Largo. O fato positivo foi a enquete veiculada junto ao assunto, realizada pela reportagem entre os vereadores, a qual mostrou a vitória apertada, dos que são contra a medida, pois seis votos a cinco.
O assunto, entretanto, continua repercutindo nos meios políticos, nas entidades de classe e entre a população em geral. No site e no Facebook da Folha, a reação do público foi forte, quase que em sua unanimidade, contra a medida. A OAB Campo Largo, através do seu presidente, Osmar Zotto, também se pronunciou contrária ao aumento do número de cadeiras na Câmara Municipal. Sobre o tema, a OAB enviou ofício à Redação da Folha, com o seu posicionamento. Veja a íntegra do documento:
OAB Campo Largo
- Em meu garimpo diário nas redes sociais em busca de assuntos atuais que interessem aos advogados e à população, me deparei com um que se não me causou estranheza pelo timbre democrático que autoriza sua discussão, foi colocado, no mínimo, em pauta em hora e local errados.
- Discorria a notícia que em breve o Legislativo Municipal irá discutir a possibilidade de aumentar o número de cadeiras (vereadores) em nossa cidade.
- Adiantando-se à discussão, o Jornal realizou pesquisa entre os atuais vereadores sobre seus posicionamentos ao tema, e, se bem me lembro, para a felicidade dos eleitores que os elegeram, a maioria disse ser contra o aumento das cadeiras.
- De qualquer forma, interessante foi a argumentação unânime sustentada pelos vereadores favoráveis ao aumento: “Sou a favor porque isso aumentaria a representatividade da população no Legislativo”. Como isso justificasse o aumento da gastança do dinheiro público.
- A OAB é uma entidade séria que sempre está à frente dos assuntos de interesse da população, e um de seus deveres legais é pugnar pela boa aplicação das leis.
- Independente do respeito que temos sobre a opinião pessoal de cada vereador sobre o assunto, a OAB de Campo Largo vem posicionar-se contra essa proposição, por entender estar fora do contexto, principalmente por não levar em consideração a situação real da Nação.
- De ponta a ponta do País, os cidadãos não medem sacrifícios para enfrentar a crise que não é apenas econômica e política, mas de valores, nem podendo na maioria das vezes se socorrer das instituições que deveriam sustentar a Democracia, pois estarem estas combalidas, a classe política desacreditada e o comando dos Poderes da República, com raras exceções, corroídos.
- É neste cenário que nossos vereadores ousariam discutir um aumento de cadeiras no Legislativo?
- Como presidente da OAB de Campo Largo não consigo imaginar maior despropósito, pelo menos em relação ao momento errado em que tal assunto vem à tona.
- Até porque no Brasil alguns números falam por si sós: 59.764 vereadores, 5.570 prefeitos, 1.059 deputados estaduais, 513 deputados federais, 81 senadores, 27 governadores, presidente. Total de políticos eleitos = 67.015. (Ass. Osmar Zotto – presidente da OAB Campo Largo)