Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 05:24:12
Geral

Idosa nas ruas

CREAS e Promotoria buscam solução para idosa que perambula pelas ruas

Idosa nas ruas

03/03/2015

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Largo

Uma idosa que perambulava pelas ruas de Campo Largo na última semana chamou a atenção da população e fotos dela foram postadas nas redes sociais, denunciando a situação de abandono.

O caso da idosa é reincidente e o CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social registra mais de vinte atendimentos a ela desde o ano de 2011, quando surgiu a primeira denúncia de negligência/abandono por parte dos filhos. Naquela data, a idosa teria sido encontrada a esmo em Curitiba e fora encaminhada a Campo Largo. A assistente social que a atendeu na época foi informada de que se tratava de paciente do CAPS, mas que não seguia o tratamento adequadamente.

Os filhos foram chamados e um deles assumiu a responsabilidade de cuidar da mãe. Contudo, já no dia seguinte a idosa desapareceu e o filho responsável entrou em contato com o CREAS para informar o ocorrido.

Deste dia até o último final de semana, quando foram postadas as fotos, somam mais de 20 atendimentos, incluindo internação em hospital psiquiátrico, Casa de Repouso e Casa Lar do Idoso do Município. Conforme registros do CREAS, os filhos alegam não ter condições de cuidar da mãe.

No penúltimo final de semana de fevereiro, a idosa novamente foi abordada e encaminhada à residência do filho. Na última sexta-feira, 27, mais uma vez voltou a perambular na rua e foi levada pelo filho ao CAPS. No sábado, 28, o CREAS novamente fez a abordagem e a idosa foi levada ao Centro Médico, onde recebeu atendimento e encontra-se aguardando liberação de vaga na Central de Leitos para tratamento psiquiátrico em regime de internação.

A advogada do CREAS informou à 4ª Promotoria (responsável pelos assuntos relacionados à pessoa idosa) que todas as tentativas para um acordo com os filhos da idosa haviam sido esgotadas e encaminhou um relatório com os nomes de todos, com respectivos telefones, para que sejam chamados a uma reunião na promotoria.

No total são nove filhos, mas, até então, em todas as convocações pelo CREAS, apenas quatro comparecem e um deles nunca foi localizado.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS, Secretaria Municipal de Saúde e a 4ª Promotoria estão empenhados na solução do problema.

 

Sobre o CREAS

O CREAS é uma unidade pública de prestação de serviços especializados e continuados, exercendo importante papel de inclusão e proteção social. É destinado a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal e social por violação de direitos, como violência física, psicológica, negligência, violência sexual (abuso ou exploração sexual), pessoas em situação de rua e acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.