Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 05:25:38
Geral

Greve

01/03/2015

Greve dos professores reuniu 50 mil pessoas em marcha pública

Greve

01/03/2015

Por: Danielli Artigas de Oliveira

O Paraná está vivendo um momento histórico. Na quarta-feira (25), 50 mil pessoas estiveram unidas – no Centro Cívico, em Curitiba - para lutar por seus direitos na Educação, como nunca antes foi registrado pela classe no Paraná. A greve, que teve início no dia 09 de fevereiro, está próxima ao fim. O retorno às aulas será definido após uma assembleia geral da categoria, que vai discutir coletivamente as propostas do governo.

De acordo com a APP Sindicato, a greve e o acampamento continuam até que educadores avaliem as propostas do governo e decidam o futuro da mobilização. Mais de 150 ônibus levaram representantes de todas as partes do Estado para a grande marcha. Representaram Campo Largo cerca de 200 professores e funcionários locais.

Diretores estaduais da APP Sindicato e integrantes do comando estadual de greve participaram de reunião com representantes do Governo na Assembleia Legislativa na quarta-feira, onde negociaram, por mais de três horas, as reivindicações dos educadores. Entre as propostas, foi definida a constituição de um grupo de trabalho com o objetivo de acompanhar a evolução das Finanças do Estado. No encontro, os representantes do governo reforçaram que a rede estadual está pronta para a retomada das aulas e espera que os professores voltem para as salas na próxima segunda-feira.
O Governo do Estado – representado pelos secretários da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e da Educação, Fernando Xavier Ferreira, e pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli – afirmou que vai pagar integralmente o terço de férias dos professores da educação básica e das instituições de ensino superior do Estado até 31 de março. O governador Beto Richa também determinou a implantação de progressões e promoções para funcionários e professores a partir de maio e junho, respectivamente.