22/02/2015
Folha de Campo Largo comemora dia 23 de fevereiro seu 26º aniversário
22/02/2015
Por: Luis Augusto Cabral
O empresário Germano José de Oliveira, fotógrafo profissional, chegou a Campo Largo em 1981. Queria apenas se estabelecer no ramo da fotografia, com uma loja de fotografia e trabalhar com reportagens de casamento, batizado e outras festas sociais. Mas, com o tempo, os bons relacionamentos profissionais e políticos o levaram a participar da campanha vitoriosa do então prefeito Affonso Portugal Guimarães.
A ideia de criação de um jornal nasceu durante a campanha política de 1988. Germano chamou para si esta responsabilidade e no dia 23 de fevereiro de 1989, a primeira edição da Folha de Campo Largo circulou na cidade. Jornal do tipo “Standart”, a Folha nasceu com a proposta de ser a voz do povo, fazer ver às autoridades os problemas vividos nos bairros, discutir os rumos da cidade. Ao contrário da maioria dos jornais de cidades do Interior do estado, na época, a Folha de Campo Largo teve, desde o início, toda a sua tiragem vendida em bancas, panificadoras, supermercados, no Centro e nos bairros.
Essa ideia inicial de que jornal distribuído de graça não é valorizado pelo leitor perdurou no início e perdura até hoje. O resultado foi, já nas primeiras edições, a consolidação de um Veículo de Comunicação forte, independente, que não teme mostrar a verdade, discutir a fundo os problemas enfrentados pela comunidade.
Logo os leitores descobriram que a Folha de Campo Largo era o seu jornal, no qual poderiam confiar, onde sabiam que nada seria escondido. Através das suas páginas sabiam que poderiam reivindicar, criticar, cobrar obras, exigir seus direitos.
A Folha cresceu, passou de quinzenal para semanal, incorporou novas tecnologias, a policromia (cores), adequou-se aos tempos modernos, passou a ser impressa em formato “berliner” (tabloide europeu) e, depois, tabloide americano (atual). Mas, com toda esta evolução, seus princípios não mudaram, permanecendo como na sua primeira edição, com o slogan: “Um jornal com a cara da cidade”.
Os tempos modernos trouxeram a Informática, os computadores, a Internet e a Folha de Campo Largo também evoluiu nesse novo instrumento de Comunicação, implantando um Site que é, hoje, o mais acessado da cidade, com milhares de seguidores, leitores e colaboradores.
Ao comemorar seu 26º aniversário de fundação, a Folha de Campo Largo continua evoluindo, firme no propósito de continuar em defesa dos interesses dos campo-larguenses, acima de qualquer interesse de pessoas, partidos políticos, grupos ou agremiações. Como na sua primeira edição e em todas as suas 1355 edições, o cidadão campo-larguense tem e terá, sempre, espaço nas páginas do seu jornal, a Folha de Campo Largo.