22/02/2015
“Eu vim para servir” é o lema da Campanha da Fraternidade 2015
22/02/2015
Por: Luis Augusto Cabral
A Campanha da Fraternidade 2015 lançada nesta quarta-feira (18), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema: “Eu vim para servir”. Em Campo Largo as igrejas católicas repercutiram o lançamento da campanha, nas missas de Cinzas. O cartaz da campanha traz o Papa Francisco beijando os pés de um homem com a frase: “Eu vim para servir”, mostrando que a Igreja existe para servir a toda a sociedade.
Em todas as igrejas católicas, as missas desta Quarta-feira terminam com a tradicional imposição de cinzas, na fronte, que simboliza o renascimento da fé. No rito, o padre celebrante impõe o símbolo cristão, na fronte dos fiéis, dizendo; “Convertei-vos e crede no Evangelho” e com a expressão: “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, e convoca os fiéis para refletirem sobre o dever da conversão. As cinzas lembram, ainda, aos cristãos, sobre a brevidade da vida humana e a certeza da morte física.
O cônego Ivanir Leonardi lembrou, nas missas de Cinzas, na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, a importância da reflexão dos cristãos, nesse início de Quaresma, período de perdão, conversão, penitência reflexão, jejum e oração. É nesse período que os fiéis fazem caminhadas penitenciais, meditam sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
As cinzas preparadas na véspera são os restos das palhas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior, queimadas e dispostas em recipientes que, no final da missa, são usadas pelo padre celebrante, ministros e diáconos, que riscam uma cruz, na testa de cada fiel.
Fraternidade
A Campanha da Fraternidade, realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil, sempre no período da Quaresma, tem sempre um tema diferente, para despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto na sociedade. A primeira campanha foi realizada pela Cáritas de Natal (RN) em 1962 e se tornou nacional na Quaresma de 1964. O Concílio Vaticano II, reunião episcopal realizada de outubro de 1962 a outubro de 1965, em Roma, terminou com a publicação de um documento chamado Gaudium et Spes (A alegria e a Esperança), abordando a visão Cristã sobre o mundo e o homem, sua dignidade, as relações sociais, o sentido do trabalho e da cultura e a participação da Igreja na sociedade. O cinquentenário deste documento motivou a escolha do tema da campanha para 2015.