Ter se tornado mãe não foi motivo para não voltar a estudar. Caloura da UFPR mostra que é possível a aprovação quando se tem muita dedicação, mesmo para as mães com filhos pequeno
19/02/2015
Por Danielli Artigas de Oliveira
“A pessoa tem que desistir de tudo que a faz desistir. Não dar importância para as coisas negativas que dizem, que não vai dar, que não sei quem tentou e não conseguiu. O foco deve sempre ser mantido, principalmente para as mulheres que têm filhos. Se a família vê que tem alguém com a vontade de estudar, não deve limitar esta pessoa e não condicionar ela a ser apenas mãe. O apoio da família é essencial”, declara Mariane Ferreira Brantes, de 23 anos, que com cursinho gratuito passou em Ciências Sociais na UFPR.
Ela, que engravidou aos 16 anos e é mãe da Yasmin (07), ficou sem estudar por seis anos, trabalhando neste período como vendedora. Ela estudava no Colégio Julio Nerone, onde concluiu o Ensino Médio. Em 2013 fez o Enem sem estudar, pra ver o desempenho que teria.
Sempre teve vontade de voltar a estudar e descobriu o Cursinho Gratuito Conexão em 2014, participou do processo seletivo e foi aprovada. “O Cursinho Conexão abre portas pra todo mundo que participa. Não é na ‘decoreba’. Proporciona um pensamento crítico. Semanalmente tinha debates políticos e sociais, em que cada um levantava uma questão. Me identifiquei muito com isso. Achei muito importante principalmente para fazer o vestibular na Federal, que exige muito raciocínio”, declara Mariane.
Para ela, o cursinho é “sensacional por ser um trabalho voluntário. São profissionais altamente qualificados que dispõem do seu tempo para ensinar o que sabem. Independente de qualquer coisa, estão sempre lá, são comprometidos, levam a sério e prestam qualidade no ensino. Num geral tiveram resultados muitos bons”, acrescenta.
Durante o cursinho, ela, que sempre teve um senso crítico bem aguçado, resolveu fazer faculdade de Ciências Sociais. Segundo ela, é preciso ter muito foco, estudar muito e ler tudo o que puder. Além das aulas, dedicava-se estudando em casa. Teve sempre apoio da família, principalmente no cuidado com a filha. “Além de ter a vontade em estudar, a pessoa tem que ter este apoio”, diz ela, que voltou determinada aos estudos.
“Fui com objetivo de melhorar a nota no Enem e ganhar uma bolsa de estudos. Não imaginava passar na UFPR. Acredito que a maioria dos alunos do Conexão não esperavam esses resultados também. Os professores fazem acreditar que a vaga será nossa. Ver o resultado foi sensacional. Na primeira fase já superei as expectativas ao passar aí me dedicou ainda mais para a segunda fase, específica. O apoio psicológico dos professores, que consegue nos manter calmos, foi muito importante”, reconhece ela, que soube da sua aprovação na UFPR por mensagem de uma amiga, quando estava no ônibus a caminho do banho de lama da Universidade.
Mariane tem interesse na área de pesquisa como também para dar aula. Ela reconhece a necessidade de ter mais professores e ver no cursinho aqueles profissionais que amam o que fazem a estimularam ainda mais. O cursinho também a motivou a fazer trabalho voluntário e quer passar adiante o aprendizado que teve.
Para ela, ter filho não pode impedir de tentar melhorar para o futuro. “É um crescimento pessoal, profissional e também voltado para a criança, pois você vai conseguir dar um futuro melhor. É uma oportunidade para ambos”, acredita. Enquanto Mariane estudava, Yasmin lia livros, fazia silêncio, entendia o momento que a mãe estava passando. Até mesmo falava para os outros que a mãe estava estudando e não podia fazer barulho. No dia do vestibular, Yasmin deu à Mariane um anel da sorte e esse desejo sincero deu forças para que conseguisse essa conquista.
Cursinho Gratuito Conexão
A inscrição teve início no dia 08 de fevereiro e terminou neste domingo (15). A prova de redação para seleção dos alunos será realizada no dia 19 de fevereiro às 18h30min. Até o dia 27 será publicada a lista com os 85 candidatos convocados para a entrevista final, que acontece de 02 a 06 de março em local e horário a serem publicados junto com o resultado. Até o dia 12 de março sai o resultado final com o nome dos 40 alunos selecionados e uma lista de espera com dez nomes de candidatos selecionados.
As aulas iniciam dia 16 de março e são de segunda a sexta das 18h30 às 21h45 e aos sábados das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo site nuvemong.wix.com/conexao por meio do link “Inscrições/Edital 2015” ou pelo email nuvem.ong@gmail.com.