Panfleto sobre fim do cartão-transporte na RMC a partir do dia 14 gera protesto
11/02/2015
Por Luiz Henrique de Oliveira | Banda B
Um panfleto distribuído pela Coordenação dos Municípios da Região Metropolitana (Come) sobre o fim do cartão-transporte na região metropolitana de Curitiba gera protesto de passageiros, que reclamam da forma como o aviso foi dado e dos danos que as medidas vão provocar. Na manhã desta quarta-feira (11), uma enxurrada de mensagens de textos foi enviada pela população à redação da Banda B. A justificativa do órgão é o fim da integração do transporte metropolitano com Curitiba.
No panfleto, a Comec informa que, a partir deste sábado (14), o cartão-transporte da URBS (Urbanização de Curitiba) não será aceito e os passageiros precisarão fazer um cartão temporário de papel. Em resumo, o usuário que não quiser pagar em dinheiro terá que usar o vale de papel para sair da RMC e ir até Curitiba. Na volta, na capital, poderá usar normalmente o cartão-transporte.
Um dos pontos reclamado pelos ouvintes é o fato da medida ter sido tomada de uma hora para outra, depois de muitos terem comprado créditos no cartão da URBS. “A gente vai lá e coloca os créditos para aproveitar os R$ 2,85 de desconto até março e agora vamos ter que comprar outra passagem na RMC, assim do nada. É um absurdo a forma com isso foi feito. Lamentável demais”, disse a ouvinte Antônia Aguiar, moradora em Fazenda Rio Grande.
Outra reclamação diz respeito à forma com que a COMEC resolveu avisar os usuários. “Por que não avisaram na imprensa com antecedência? Agora do nada tomam essa atitude. Não dá para entender isso. Quem fez isso é de um amadorismo inacreditável”, protestou o morador em Almirante Tamandaré, Carlos de Abulquerque.
Como adquirir?
No panfleto, é explicado que quem quiser adquirir o cartão-papel precisará ir até o Centro de Curitiba ou aos terminais metropolitanos. No aviso, também está descrito que algumas linhas terão os trajetos modificados e que isso será informado pela Comec. A expectativa dos usuários é que isso não aconteça novamente com um panfleto.
Outro lado
A Banda B tentou contato com a Comec. A assessoria de imprensa informou que os responsáveis estão em uma reunião e que, no momento, não havia como dar uma resposta. Já a assessoria da URBS afirmou que não foi notificada pela Comec e que o panfletou foi ‘uma surpresa’.
Confira o cartaz abaixo: