Catadores recebem equipamentos de proteção individual e capacitação
09/02/2015
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou na tarde da última terça-feira (3), a entrega de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) aos catadores de materiais recicláveis de três associações do município. Na ocasião, 52 catadores foram contemplados. A atividade visou dar cumprimento ao Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), referente ao Contrato de Repasse firmado entre Campo Largo, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal.
Até o momento, foram contemplados os trabalhadores da Associação Unidos da Reciclagem (ASSUR), Associação de Reciclagem Campo-larguense (ARC) e Associação de Reciclagem Lutar e Vencer (ARLeV). Segundo a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Walquiria Menna, a entrega é uma forma de sensibilizar os catadores sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança.
“Os catadores foram contemplados com equipamentos que atenderão a demanda pelo tempo de doze meses, visando o incentivo do uso das EPIs, ao ensino da forma correta de utilização e à sensibilização dos catadores sobre a importância dos equipamentos para sua própria segurança. Durante os doze meses, as associações deverão organizar-se para que, ao final desse tempo, possam disponibilizar EPIs aos seus associados e dar continuidade às regras de segurança de maneira contínua e permanente”, diz.
Diversos equipamentos foram entregues aos coletores, entre eles botinas de segurança com e sem biqueira de aço, aventais de raspa, capas de chuva, botas de PVC, máscaras semi-facial, protetor auricular e óculos de proteção. Luvas serão entregues aos trabalhadores no mês de junho, após o fim do processo licitatório específico.
Após a entrega dos EPIs, foi realizada também uma capacitação sobre Segurança no Trabalho para os catadores. Através de uma parceria firmada com a empresa SIG Combibloc, a empresa disponibilizou dois técnicos para a realização da palestra em cada uma das associações.
“Essa capacitação foi importante para que os catadores aprendessem sobre a importância do uso dos equipamentos e a forma correta de utilização e conservação dos mesmos. Espera-se que os catadores se apropriem desse hábito e deem continuidade às regras de segurança aprendidas”, finaliza Menna.