24/01/2015
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Após o corte de energia elétrica na tarde de segunda-feira (19), muitos campo-larguenses reclamaram, mas alguns comentaram que a falta de energia acontece com frequência em alguns locais.
Uma moradora de Bateias relatou que o corte acontece quase que diariamente na região. Ao repassar a reclamação à Cocel, a Folha foi informada que “desde o início do ano ocorreram interrupções no fornecimento de energia na região de Bateias em sete dias, sendo que a maior parte foram falhas momentâneas (interrupções com menos de dois minutos de duração). No dia 1º o desligamento teve duração maior e foi causado pela queda de uma árvore na rede. No dia 04/01 a interrupção durou aproximadamente 40 minutos, e foi causada por falha em material da rede. No dia 07/01 novamente uma árvore caída na rede causou interrupção, por cerca de 1 hora. No dia 19/01 a interrupção foi devido ao comando do Operador Nacional do Sistema, que obrigou a redução de carga do sistema elétrico em vários estados.
A região de Bateias fica em uma área crítica devido à grande arborização da região, e no período de dezembro a março historicamente as condições climáticas são adversas, com grande número de tempestades, incidência de raios e ventos fortes. A Cocel vem ao longo dos anos realizando diversas melhorias na rede de distribuição, buscando minimizar ao máximo o número de interrupções. Também são realizadas podas preventivas na vegetação próxima à rede, porém em períodos de ventania galhos e árvores que não estão tão próximos da rede chegam a atingi-la. Em janeiro foram substituídos os religadores automáticos instalados na rede que atende Bateias. São estes equipamentos que possibilitam a religação quando não há risco de danos – por exemplo, se um galho encosta na fiação, por segurança o circuito é desligado e o religador atua, se não houver mais risco o circuito é religado. O equipamento que foi substituído deve proporcionar mais precisão e agilidade às religações automáticas”.
Outra reclamação de leitor foi quanto à falta de luz no Ouro Verde, argumentando que em apenas um dia o fornecimento de energia foi interrompido por três vezes. Segundo a Cocel, “ocorreram três interrupções na região do Ouro Verde no sábado, 17/01. A primeira foi das 18h04 às 18h22, após o circuito ter sido atingido por um raio. Às 20h52 e às 21h35 ocorreram falhas momentâneas (menos de dois minutos) – o circuito desliga quando há algum risco (como um galho na rede ou curtos-circuitos) e são religados automaticamente se o problema não ocorrer novamente”.
Os desligamentos curtos são uma forma de proteção da rede de distribuição – o fornecimento é interrompido para não ocorrer algum problema maior, como uma sobretensão que poderia danificar os equipamentos dos consumidores ou um desligamento definitivo. Em períodos de mau tempo, a Cocel recomenda que os consumidores mantenham os equipamentos desconectados das tomadas e mantenham distância de instalações elétricas, pois as descargas atmosféricas podem atingir diretamente as residências ou áreas próximas. Também é importante manter as instalações elétricas em bom estado e com aterramento adequado.
A forma mais rápida de informar a Cocel sobre falta de energia é enviando sms para (41) 9106-9146. No conteúdo da mensagem é preciso colocar o número da unidade consumidora que está sem energia, sem o dígito e sem mais nenhuma informação.