Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 07:13:15
Geral

Seresta

10/01/2015

Seresta de Reis é tradição que se renova a cada ano em Campo Largo

Seresta

10/01/2015

Por: Luis Augusto Cabral

Na madrugada do último domingo (04), Campo Largo reviveu uma das suas mais importantes tradições religiosas, a Seresta de Reis, que há cem anos se renova, levada por famílias de músicos e percussionistas que passam o evento de geração em geração. Hoje, organizada por Katia Santos, a Seresta de Reis já teve a direção de grandes nomes da História de Campo Largo, com destaque para o Maestro João Küster e Jorginho.

À meia noite de sábado (03), os organizadores da Seresta estavam reunidos na porta principal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade e deram início à solenidade, com um repertório de músicas sacras, músicas variadas e clássicos populares. Nesta edição, como tradição, a Seresta começou na porta da Igreja Matriz, depois foi até à Casa Paroquial, daí à casa das irmãs da Sagrada Família. Estes são os três pontos tradicionais. Depois os seresteiros voltaram para a praça e continuaram a festa até às duas horas da manhã.

A Seresta começa, sempre, com o Hino dos Santos Reis, depois Glória e Noite Feliz, só depois são cantadas as músicas profanas (sertanejas e populares). Nas memórias históricas da Seresta, consta que o primeiro evento foi realizado em 1906. Kátia Santos está organizado toda a documentação histórica e cultural que envolve a seresta de Reis, em Campo Largo.