Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 07:31:23
Geral

Seresta

02/01/2015

Seresta de Reis será realizada neste sábado

Seresta

02/01/2015

Por: Danielli Artigas de Oliveira

A Seresta de Reis de Campo Largo será realizada pela 109ª vez neste sábado (03), à meia-noite, em frente à porta principal da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade. Tudo está sendo organizado, incluindo equipe policial para fazer a segurança durante a caminhada.

Essa é uma antiga tradição religiosa na cidade, que teve início em 1906. É um momento de fé, uma festa da esperança, que prolonga a luz da natividade. Evento em que as pessoas pedem um ano melhor e um mundo melhor para todos, com muita paz, amor, alegria e união.

A Seresta é uma homenagem aos Reis Magos que, seguindo a Estrela Guia, encontraram o local de nascimento do Menino Deus e entregaram a Ele os presentes que trouxeram dos seus países, do Oriente, o Ouro, o Incenso e a Mirra.

A coordenadora da Seresta de Reis, Kátia Santos, convida todas as famílias campo-larguenses e de outras localidades para que prestigiem esse evento. O ensaio acontece no sábado (03) às 21 horas na sede paroquial da Piedade. Informações pelos telefones 3393-4141 ou 9223-3786.

História
A Seresta de Reis teve início em 1906, organizada por famílias tradicionais do centro da cidade – Kuster e Puppi. O trio Irmãos Santos (Azevedo, Armando e Jorginho) era a atração musical. Eles eram conhecidos na cidade pelas apresentações em eventos, na época em que nem existia televisão.
Jorginho, que era o chefe do trio e pai de Katia (35) que atualmente coordena a Seresta, era bem conhecido em Campo Largo por participar de programas de calouro em rádio e depois também em TV na época preto e branco.

Desde criança, Katia esteve envolvida com a Seresta e também começou a despertar o interesse por música, já a partir dos 06 anos começou a tocar e cantar nestes eventos. Ela acredita que Seresta é um meio de educação musical familiar. As três irmãs de Katia também sempre se envolveram com a Seresta e atualmente participam e levam seus filhos. “Vai passando de geração para geração”, explica. Um evento que envolve tradição, música e fé, passada para as próximas gerações.