Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 07:14:50
Geral

Coritiba

29/12/2014

Voltar a valorizar a base e revelar jogadores é o desafio para o Coritiba

Coritiba

29/12/2014

Fonte:G1.com

Foto:Divulgação/ Site oficial Coritiba

 

Fonte de renda e de jogadores de identificados com o clube, a categoria de base tem definhado no Coritiba. A falta de atenção para o setor tem efeitos diretos no clube, que possui sete jogadores considerados cria do alviverde em seu elenco principal, mas apenas o zagueiro Luccas Claro, e o meia Dudu contam com a confiança do técnico Marquinhos Santos dentro da equipe que foi titular em 2014. O GloboEsporte.com trata em uma série de cinco matérias os desafios do Coritiba para 2015.

Luccas Claro foi titular absoluto da zaga alviverde nas últimas temporadas e o meia Dudu era tido como um 12º jogador, totalizando 37 jogos no ano e 21 na condição de titular. Além deles, compõem o elenco principal, o goleiro Samuel Portugal e Vaná, os zagueiros Bonfim e Walisson além do atacante Rafhael Lucas.

Outra situação que evidencia a baixa condição técnica da equipe de base do Coritiba é seu desempenho quando colocado à prova, como ocorreu no início do Paranaense de 2014. Em um time mesclado com profissionais, o Coritiba não obteve bons resultados e voltou a ser competitivo somente após a entrada do grupo principal, que, na semifinal, também fracassou ao perder para o Maringá.

Uma das principais propostas da diretoria eleita do Coritiba é tornar a categoria de base do Coritiba forte. O discurso do presidente, Rogério Bacellar, coloca como obrigação do diretor de futebol, João Paulo Medina, recuperar o setor e aproximar ele da equipe principal. O alviverde também acena com o aumento nos investimentos para a melhoria das condições dos jovens atletas.

Em entrevista recente ao GloboEsporte.com, Bacellar acrescenta que quer criar uma escola de formação de atletas e defende que garotos de 12 e 13 anos devem treinar e também estudar. A ideia vai de encontro com as de Alex, que é um crítico da formação atual de jovens talentos do futebol brasileiro. Pouco antes de se aposentar, ele declarou que os clubes estão interessados em robôs e não em seres humanos.

Ayrton Baptista Junior, dono do Blog Boleiros e Barangas, lamenta a atual situação da base alviverde. Ele afirma que atualmente o time não tem um nome forte criado dentro do clube e relembra grandes craques que foram formados no Coxa, como Rafinha, Henrique, Miranda e Adriano e Alex.

- Da nova safra alçada do CT da Graciosa para o time principal não há um jogador incontestável. Nem o zagueiro Luccas Claro, decisivo em dois anos de luta contra o rebaixamento (2013/14), tem este rótulo. Não custa lembrar que, na década passada, o Coritiba formou uma defesa que voou mundo: Rafinha, Henrique, Miranda e Adriano - comentou o blogueiro.