12/12/2014
Projeto campo-larguense ganha prêmio nacional da CGU
12/12/2014
Por: Luis Augusto Cabral
Alunos do Colégio Cenecista Presidente Kennedy, de Campo Largo, acabam de ganhar o prêmio nacional da CGU – Controladoria Geral da União, do 6º Concurso “Acesso à Informação – Um Direito de Todos”. O projeto vencedor do Paraná, “Escola Cidadã”, foi desenvolvido pelo Colégio Kennedy, com orientação da professoras Marilis Burkowski, que é voluntária do Observatório Social de Campo Largo. O prêmio será entregue pela CGU, em Campo Largo, em fevereiro de 2015.
Segundo a profesora Marilis, foi importante o trabalho e a experiência trazida do Observatório Social de Campo Largo, junto com a coordenadora geral daquela entidade, Simone Vaz da Silva, e da coordenadora geral do Kennedy, Lucimara Cecon Paseti, professores Gerson Buzenko e Ellton Sbardella, dentre outros colaboradores. Destacou, ainda, o apoio da Prefeitura Municipal, através dos secretários da Saúde, Alexandre Kuster e da Educação, Avanir Mastey.
Projeto
O concurso teve a participação de 594 escolas de todo o País, com sete mil professores e 200 mil alunos participantes. O Kennedy foi o campeão no Paraná, junto com mais dois colégios, de Minas Gerais. O projeto, que envolve cinco categorias, com trabalhos de desenhos, frases e redações, para Ensino Fundamental e Ensino Médio, além da categoria Escola Cidadã, na qual o Kenedy competiu. Todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio participaram, estudando e colocando em prática as responsabilidades dos cidadãos quanto ao direito de Acesso à Informação.
Segundo a professora Marilis, a LAI – Lei de Acesso à Informação, foi trabalhada durante vários meses, com os estudantes, para que eles tivessem a visão e adquirissem o hábito de cobrar. Na prática, os estudantes elaboraram centenas de questões para serem encaminhadas aos órgãos públicos (secretarias), cobrando informações sobre obras e aplicação de recursos públicos. Em setembro, dois secretários (Saúde e Educação) estiveram no colégio, respondendo as questões diretamente aos estudantes. Em seguida, Luciano Turin, diretor da CGU esteve no Colégio, realizando palestra aos estudantes. No dia 26 de setembro os estudantes entregaram, na Câmara Municipal, um dossiê com o resultado do trabalho e falaram na Tribuna Livre, sobre o assunto, pedindo aos vereadores a regulamentação da LAI em Campo Largo. Só depois o trabalho foi encaminhado à Brasília, onde foi classificado, ficando em primeiro lugar.