Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:36:41
Geral

Granizo

09/12/2014

Alguns minutos de granizo e R$ 1 milhão de prejuízos

Granizo

09/12/2014

Por: Luis Augusto Cabral

Uma das indústrias mais atingidas pela tempestade de granizo do dia 17 de outubro último foi a Enerbras Materiais Elétricos, localizada na Rua Agostinho Mocelin, no Ferrari. Em poucos minutos, os 250 funcionários da empresa viram a destruição de mais 7.500m² de telhado, e a água atingir todas as dependências da empresa. Os prejuízos foram elevados, podendo ultrapassar a cifra de R$ 1 milhão.

“Foram apenas alguns minutos de granizo, que nos causaram a paralisação da fábrica por duas semanas”, disseram o diretor Industrial, Carlos Rodrigues e o gerente administrativo João Carlos Gonçalves, ao receberem a Reportagem da Folha. “Agora [um mês após a tempestade] estamos bem, com o telhado já reconstruído e a produção voltando à normalidade”, explicaram.

Prejuízos

Com a desintegração do telhado, a água da chuva invadiu todos os espaços da indústria, danificando máquinas, equipamentos, estoque, embalagens, produtos acabados e componentes. Após o susto, e de um final de semana de muito trabalho, sem condições de produção, a empresa deu férias coletivas para quase todos os 250 funcionários. Apenas uma equipe de Elite,  de 25 pessoas, permaneceu trabalhando, na proteção de máquinas e equipamentos, no levantamento dos prejuízos e na recuperação do que poderia ser recuperado.

Após quatro semana da tempestade, a situação começou a voltar à normalidade. Telhado refeito, com telha metálica, tipo “sanduíche”, a produção já reiniciada e a certeza de que tudo vai dar certo. Há a precisão de que os prejuízos serão compensados nos próximos 12 meses de trabalho. Para janeiro de 2015, a previsão de que a produção e a entrega de produtos, aos clientes, esteja normalizada.

Da crise, o lado bom: hoje o telhado, em telhas metálicas, com isolamento térmico, reduziu a temperatura extrema em até sete graus, o que se traduz em mais conforto para quem trabalha na empresa. “Estamos confiantes de que, em 2015, vamos aumentar nossa produtividade, conquistar clientes e atingir novos mercados”, explicam os diretores.