09/12/2014
Clube do Cavalo Lagoa: resgate da Rota dos Tropeiros
09/12/2014
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Um grupo fechado de amigos de Campo Largo realiza mensalmente uma cavalgada em São Luiz do Purunã e duas grandes cavalgadas anuais, que reúne também cavaleiros do Rio Grande do Sul. Um dos objetivos está resgatar a Rota dos Tropeiros, conhecer os caminhos por quais eles passaram, mas também é momento de confraternizar, contar histórias e relembrar boas músicas.
Nas cavalgadas anuais, o advogado Ivo Gobatto conta que se reúnem três grupos, somando mais de 40 pessoas. São quatro dias de cavalgadas, aproximadamente 100Km percorridos, uma vez em São Luiz do Purunã e outra na região de Lagoa Vermelha/RS.
“Passamos por lugares que nem imaginávamos. À noite, confraternização com gaita e violão. Saímos da rotina”, detalha Ivo. Tudo é muito bem organizado, com uma equipe que vai antes aos pontos de parada para pedir autorização aos proprietários das terras. No Rio Grande do Sul, muitas fazendas já aproveitam a oportunidade para servir almoço e acabou virando uma fonte de renda.
Na região próxima a Campo Largo, Ivo cita belos locais como a Igreja de Nossa Senhora das Pedras, Igreja do Tamanduá e toda a região de São Luiz do Purunã, a qual se destaca pelos cânions, campo com pedra e boas comidas. “São Luiz está a 1.350 metros acima do nível do mar. É possível ver Campo Largo, Curitiba e a Serra do Mar”, descreve.