05/12/2014
Projetos de duas secretarias de Campo Largo – Meio Ambiente e Política Sobre Drogas - receberam o prêmio Gestor Público Paraná, instituído pelo SINDAFEP – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná. O prêmio foi entregue no último dia 1º no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
A iniciativa tem como foco o reconhecimento a projetos desenvolvidos pelos gestores públicos paranaenses que se destacam pelos resultados positivos frente à população de seus municípios. Campo Largo apresentou o Projeto Pescô, da Secretaria de Política Sobre Drogas e o Projeto Inclusão Social de Catadores de Material Reciclável, da Secretaria de Meio Ambiente.
Durante a solenidade de entrega, o presidente da Sindafep José Carlos Carvalho parabenizou os premiados destacando que são exemplos de gestão pública a serem seguidos não somente no Paraná mas no mundo. Gestores que, segundo ele, caminham na contramão dos descasos e que comprovam que no setor público existem homens comprometidos com o seu papel.
Na manhã de terça-feira, 2, o prêmio foi apresentado pelos secretários das Pastas, Carlos Augusto Weber e Marcos Reinaldin, ao prefeito Affonso Guimarães e ao ex-secretário de Governo de Campo Largo e deputado estadual recém-eleito Alexandre Guimarães. Ambos, segundo os secretários, foram grandes incentivadores ao desenvolvimento dos projetos. “O Pescô vem trazendo excelentes resultados para Campo Largo e, apesar de ter sido apresentado a governantes anteriores, o prefeito Affonso Guimarães foi o único a adotar a ideia”, revelou Weber.
O secretário de Governo Alexandre Guimarães esteve à frente de ambos os projetos, participando ativamente na sua construção e acompanhando todas as fases de desenvolvimento, em especial do Projeto Pescô, que tem como foco o combate e prevenção ao uso de drogas.
Como deputado, Alexandre Guimarães disse que permanece ligado ao projeto que pretende propor como Projeto de Lei, face à comprovada resposta positiva apresentada ao longo de seu desenvolvimento junto às escolas e toda comunidade.
Enalteceu também o projeto da secretaria de Meio Ambiente que além de contribuir para a cidade, traz benefícios aos catadores, garantindo-lhes dignidade.
Sobre o prêmio
O Prêmio Gestor Público Paraná – PGP-PR é instituído pelo SINDAFEP – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, através de convênio firmado com o SINDIFISCO/RS - Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul, proprietário da marca Prêmio Gestor Público tendo como foco o reconhecimento de projetos desenvolvidos pelos gestores públicos municipais paranaenses, que se destaquem pela observância às regras técnicas e pela obtenção de resultados positivos para a população de seus municípios.
Conheça os projetos
Projeto Pescô – Faz parte da Secretaria de Política Sobre Drogas que foi instituída no início da gestão do atual prefeito Affonso Guimarães, em 2013. O projeto, em sua 2ª fase, recebe pela segunda vez o Prêmio Gestor Paraná.
É uma iniciativa que tem por objetivo levar informações, por meio de diálogos com a comunidade, sobre os riscos do uso de drogas lícitas e ilícitas. Quatro eixos são trabalhados: prevenção, tratamento, reinserção social e redução da oferta e do consumo das drogas. Nas palestras são utilizados vídeos e apresentados dados sobre as consequências do uso de drogas, não apenas para o usuário como também para a família.
Diagnósticos revelam que, em um ano, o projeto trouxe excelentes resultados. Em 2013 foram atendidos pela equipe da Secretaria cerca de 500 famílias com problemas relacionados ao consumo de drogas. Deste total, 200 pessoas foram encaminhadas a tratamento. Dados de 2014 mostram o reflexo do trabalho desenvolvido, sendo que nesse ano foram 200 atendimentos e 80 pessoas encaminhadas a tratamento.
“Estou muito feliz com a conquista de mais este prêmio, que é resultado de um trabalho fantástico desenvolvido por uma equipe focada no ideal de prevenção, tratamento, acolhimento do ser humano na temática das drogas”, afirma o secretário de Política Sobre Drogas Carlos Augusto Weber.
Projeto Inclusão Social de Catadores de Material Reciclável – Projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, administrada pelo secretário Marcos Reinaldin.
A partir da criação do projeto, foi acelerado o processo produtivo dos catadores de material reciclável de Campo largo. O projeto de reciclagem já existia e foi implementado com uma série de ações visando fortalecer e melhorar o serviço prestado pelos catadores. Entre estas ações estão a capacitação por meio de cursos, orientação quanto a documentos e benefícios, incentivo à abertura de novas associações de catadores e ainda a oferta de suporte para legalização destas associações. “Isto tudo com apoio e orientação da Secretaria de Justiça e Cidadania e também da Secretaria de Governo que ofereceu todo o suporte necessário para o desenvolvimento das ações”, informa o secretário.
O resultado positivo deste trabalho pode ser comprovado por meio de dados que mostram que a renda mensal dos catadores saltou de cerca de R$300,00 para um valor aproximado de até R$ 1,4 mil. “Para nós isto é muito bom porque quanto mais eles reciclam, menor é o custo da cidade com o lixo”, declara Marcos Reinaldim. “Ganha a cidade, ganham os catadores e ganha o meio ambiente”, completa.
“Mas, o principal ponto positivo é o resgate social porque os catadores não se sentem excluídos, isto garante dignidade”, destaca.