Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 11:36:08
Geral

Campo Largo perde Anderson Otero

04/12/2014

Após uma parada cardíaca na quarta-feira (03), Anderson Otero (46) não resistiu e veio a óbito. Uma morte precoce de uma pessoa que fará falta na Arte de Campo Largo e também do Brasil.

Campo Largo perde Anderson Otero

04/12/2014

Por: Danielli Artigas de Oliveira

Após uma parada cardíaca na quarta-feira (03), Anderson Otero, que completaria 47 anos no  dia 03 de janeiro,  não resistiu e veio a óbito. Uma morte precoce de uma pessoa que fará falta na Arte de Campo Largo e também do Brasil. Sócio do Atelier Fedalto & Otero, ele foi o maior responsável pela expansão da empresa, que vendia para todo o Brasil e para exportação, além de ter destaque nas peças usadas em novelas globais.

O sócio dele há 19 anos, Marcelo Fedalto, conta que Anderson se sentiu mal na segunda-feira (01), apresentando quadro de febre e vômito, e acabou ficando na UTI para controle de pressão e fazer exames. “Ele estava com imunidade baixa, mas não estava tão mal. Não esperávamos isso. Foi muito de repente”, lamenta.

Marcelo diz que eles eram como irmãos. Já tiveram um relacionamento e depois mantiveram a amizade e a sociedade. Sempre foram muito próximos. “A gente não se via um longe do outro. Era um o alicerce do outro”, completa.

Anderson é natural de Antonina, onde tem parentes, mas sua mãe mora em Campo Largo. Ele não teve filhos. “Anderson era um verdadeiro arteiro, fazia o pessoal gostar do trabalho dele. Mas nele o que mais chamava a atenção era a honestidade e a solidariedade”, conta Marcelo.

A iniciativa de abrir o atelier foi de Anderson, que convidou Marcelo para trabalhar com ele. Segundo Marcelo, eles criavam junto as peças e depois Anderson ficava com a administração da empresa e Marcelo com a produção em série. “Devo a expansão da empresa a ele”, enfatiza. “Vou abraçar com unhas e dentes o que ele deixou. Aonde ele está agora vai estar iluminando minha cabeça”, conclui.
O velório foi realizado na capela da Rondinha nesta quinta-feira e às 7 horas desta sexta-feira (05) o corpo será levado a Antonina, onde ele será enterrado.

Trabalho

Um dos destaques do trabalho deles foram as peças usadas na novela global Caminho das Índias. Eles produziram 67 peças indianas, sendo o atelier deles o maior fornecedor destas peças para a novela.

Entre as conquistas, o Atelier conquistou prêmios Sebrae Top 100 de Artesanato, principalmente pela produção cerâmica com tinta que imita madeira, resultado de uma técnica desenvolvida que ainda não conseguiu ser feita por mais ninguém com tanta perfeição.