03/12/2014
Cenário positivo na economia campo-larguense
03/12/2014
Fonte:Depcom/PMCL
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Rural de Campo Largo Lucir Marchiori fez uma avaliação positiva da economia do município durante o Café da Manhã na Acicla – Associação Comercial e industrial de Campo Largo na última quinta-feira, 27.
Ele apresentou dados que motivam boas expectativas de crescimento, entre eles a instalação de novas indústrias no município. Na listagem estão a CCM do Brasil que já está em fase adiantada de construção no bairro Ouro verde e deve entrar em operação em maio de 2015. Trata-se de um centro de distribuição da empresa que tem sede em Curitiba e possui uma clientela em torno de 8,5 mil revendedoras.
Outra empresa anunciada pelo secretário é o Centro de Logística da Ambev, cuja documentação para implantação já está tramitando e a previsão é de entrar em operação no próximo ano. A expectativa de geração de empregos é de 250 diretos e mais 250 indiretos.
Também com previsão de entrar em operação no próximo ano está Basilog, centro de logística localizado atrás da fábrica da Germer.
Na sequencia, vem a Beer Ice, empresa fornecedora da Ambev com previsão de instalação em 2015, localizada na BR-277 sentido Curitiba/Campo Largo.
A Gri Cei, fábrica de bolsas para extração e conservação de sangue, está sendo construída na Av. Giovanni Agnelli, com previsão de geração de cerca de 150 empregos diretos.
O secretário destaca ainda o Hiper Condor que inaugura em fevereiro de 2015 no Ouro Verde e a ampliação da fábrica Incepa com nova linha de produção.
“Não podemos esquecer as tradicionais empresas do município e também o setor de construção civil que está em plena expansão com vários novos empreendimentos”, completa.
O reflexo na arrecadação do município, informa Lucir Marchiori, deve acontecer somente por volta do ano de 2017/2018 visto que a arrecadação só se reflete na economia em torno de dois anos após o início do faturamento das empresas. “É um trabalho que desenvolvemos hoje, por um cenário melhor no futuro”, destaca.
Novos alvarás
No total, entre microempresários, microempreendedores individuais, autônomos e demais empresas, somente entre os meses de janeiro a outubro de 2014, foram emitidos 731 alvarás de licença. Somam-se a estas, as empresas que foram regularizadas.
Mais empregos
Neste cenário, vale lembra o desempenho da Agência do Trabalhador de Campo Largo que foi avaliada pela Secretaria de Estado do Trabalho, como uma das cinco melhores em colocação de mão de obra no mercado. A perspectiva da agência é de atingir, neste mês de novembro, um total de 300 colocações.
Feiras
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico investe em parcerias para a realização de feiras, a exemplo da Feira da Mulher, em parceria com a Acicla, que hoje é considerada um dos melhores eventos do gênero em público e vendas. Para o próximo ano estuda-se a realização de uma feira de agronegócios, uma ideia que vem ganhando a simpatia dos empresários do setor.
Na opinião de Lucir, a população não deve amparar-se em perspectivas negativas mas sim trabalhar para reverter o quadro. “Precisamos caminhar na contramão do que se impõe como negativo e acreditar, porque Campo Largo tem potencial para crescer”, enfatiza.