03/12/2014
Caixa atende média de 500 pessoas por dia no Centro da Juventude
03/12/2014
Fonte:Depcom/PMCL
A Caixa vem registrando um movimento médio de mais de 500 pessoas por dia desde que iniciou o atendimento no Centro da juventude, para liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aos trabalhadores que tiveram seus imóveis atingidos pela chuva de granizo do dia 17 de outubro.
O atendimento teve início no dia 24 de novembro e encerra no dia 9 de dezembro, sempre das 9 às 18 horas, seguindo um cronograma baseado no mês de nascimento do trabalhador.
A partir desta data, quem não pôde comparecer no local, deve dirigir-se a uma agência da Caixa de Curitiba ou outra cidade, exceto Campo Largo que neste período estará acumulando os serviços de liberação e pagamento do FGTS. As agências de Campo Largo somente poderão ser procuradas a partir de 22 de dezembro, lembrando que o último dia para dar entrada no FGTS por ocasião da calamidade é o dia 23 de janeiro de 2015.
Um total de 18 funcionários foram disponibilizados ao Centro da Juventude para atendimento. O tempo médio de espera é de uma hora a partir do recebimento da senha que é distribuída somente até as17 horas, apesar do atendimento se estender até as 18 horas.
Na segunda-feira, 1º de dezembro, o movimento foi um dos maiores registrados até agora, sendo que já no início da manhã formou-se uma extensa fila. Segundo Orlando Coraiola Filho, coordenador de filial da Caixa, foi um dia atípico.
Em geral, não têm sido registrados problemas e o atendimento é considerado bom na opinião da maioria das pessoas. “Agilidade, informações precisas e muita atenção dos funcionários”, avalia a cerimonialista Eliane Jaskievicz Carlesso que esteve no Centro da Juventude na segunda-feira, 1º.
O mutirão acontece em parceria pela Prefeitura Municipal, Defesa Civil e Caixa Econômica Federal (CEF).
Pelo Telefone, o atendimento pode ser realizado através número 0800 726 0207, opção 3.
Quem pode sacar
Nos municípios com declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública, os trabalhadores, residentes nas áreas atingidas e informadas pelo poder público local, têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 6.220,00 por conta vinculada. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate.
Documentação necessária (originais e cópias)
- Carteira de Identidade (serão aceitos também a Carteira de Habilitação, Carteira do Conselho Profissional, Passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho).
- Comprovante de residência em nome do trabalhador— Conta de Luz, Água, Telefone, Gás, Extratos Bancários (original é cópia), emitidos no período de 21/06/2014 à 19/10/2014 (data de leitura/postagem nos Correios).
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho).
- Cartão do Cidadão (opcional).
Caso o trabalhador tenha conta na CAIXA, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.
Bairros atingidos
O FGTS será pago aos trabalhadores residentes nos bairros: Abranches Guimarães (Popular Velha), Bom Jesus, Botiatuva, Centro, Ferrari, Jardim Busmayer, Jardim das Palmeiras, Jardim Emilia, Jardim Paraíso, Joaquim Celestino Ferreira (Popular Nova), Loteamento Iara, Loteamento Rivabem, Loteamento Saad, Miqueletto, Nossa Senhora Aparecida, Nova Trento, Ouro Verde, Padre Jose de Anchieta (Razera), Partênope, Rondinha, Santa Rita (Pedreira), Santa Terezinha, São Francisco de Assis, São Vicente, Três Rios, Vila Bancaria, Vila de Lourdes, Vila Elizabeth, Vila Nova, Vila Operaria, Vila Otto, Vila Silka, Vila Solene.