Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 11:32:40
Geral

Leitor questiona recesso e férias nas Unidades de Saúde

Leitor questiona recesso e  férias nas Unidades de Saúde

28/11/2014

Por: Danielli Artigas de Oliveira

A informação de recesso nas Unidades Básicas de Saúde, além das férias de um mês, causou descontentamento em um leitor que entrou em contato com a Folha.

“Existe um boato muito forte de que os postos de saúde irão parar 12 de dezembro e só retornarão em janeiro. O problema é que segundo boato todos os médicos cubanos saíram de férias dia 13/11 devendo voltar ao trabalho em 12/12. Outros profissionais também tiraram férias durante  o ano. Caso ocorra de fato o fechamento dos postos, esses profissionais terão aproximadamente mais 23 dias de férias e tudo isso às custas do contribuinte. A população ficará sem atendimento, provavelmente sobrecarregará o atendimento de emergência. Na minha opinião, os postos são de serviços essenciais e não deveriam fechar por tanto tempo”, reclama o leitor.

A Folha entrou em contato com a Prefeitura Municipal para esclarecimentos e, “de acordo com a Secretaria, todas as Unidades Básicas de Saúde irão entrar em recesso a partir do dia 15, mas todas as demandas e atendimentos serão realizados no Centro Médico, que irão atender 24h por dia.

Com relação aos médicos cubanos, por determinação do Ministério da Saúde, os médicos do Programa Mais Médicos tinham duas datas para embarcar para Cuba. De 8 a 12 de novembro ou de 12 a 14 de dezembro. Para aproveitar o recesso do município, já estava certo que as médicas iriam embarcar na segunda data, mas por conta de sérios problemas familiares das duas, motivo de mortes e doença de parentes próximos, a Secretaria precisou voltar atrás e mudar a data do embarque das médicas para a primeira data disponível. O órgão retifica ainda que outros profissionais foram realocados para cobrir as férias das profissionais, o que não vai afetar em nada nos atendimentos”.