26/11/2014
Rede Hemepar homenageia paranaenses doadores de sangue
26/11/2014
Fonte:AEN-PR
Foto:Venilton Kuchler/SESA
No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta terça-feira (25), as 22 unidades da rede Hemepar, pertencente ao Governo do Estado, prepararam uma programação especial para homenagear os milhares de paranaenses que doam sangue frequentemente. Atividades culturais, ações educativas e entrega de brindes marcaram o dia 25 de novembro, dedicado ao reconhecimento das pessoas que auxiliam na manutenção dos estoques de sangue do Paraná.
O diretor-geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, afirma que o povo paranaense é muito solidário e, com isso, é possível atender a demanda por sangue de 384 hospitais do Estado. “Graças a essas pessoas, nunca houve desabastecimento de sangue no Paraná. Contudo, há momentos em que nosso estoque fica baixo e por isso precisamos que os doadores sejam fidelizados, realizando pelo menos três doações por ano”, afirmou.
O movimento foi grande durante todo o dia nas unidades da hemorrede estadual e a expectativa é que continue ao longo da semana. Empresas, escolas, universidades e diversas outras entidades têm se mobilizado para conscientizar seus colaboradores e alunos sobre a importância da doação.
INCENTIVO – Nesta terça, um grupo de 39 pessoas da Escola Técnica – Unitec, de Curitiba, foi ao Hemepar para doar sangue. De acordo com a professora do Curso Técnico em Enfermagem, Bruna Canova, a iniciativa envolveu alunos e funcionários da Escola. “Propomos a ideia dentro da sala de aula e todos aceitaram imediatamente. Colocamos um ônibus à disposição de quem aderiu à iniciativa e fizemos de tudo para facilitar o processo de doação”, conta.
Para muitos alunos esta foi a primeira experiência. Segundo Bruna Canova, o objetivo agora é fazer com que isso se torne um hábito. “Este foi o primeiro passo. Esperamos que a partir de hoje eles venham sempre e compartilhem esta ideia para seus familiares e amigos”, ressaltou.
EXEMPLO – Quem também compareceu ao Hemepar de Curitiba na manhã desta terça foi João Alberto Doniak, de 59 anos. Ele conta que é doador há quase 40 anos. “Eu e meus irmãos começamos a doar sangue por causa do meu pai, que também era doador há muito tempo. Com o passar dos anos, isso se tornou uma rotina em nossas vidas”, explicou.
Há dois anos, Doniak passou a ser um dos doadores exclusivos de plaquetas do Hemepar. “É uma forma de ajudar mais pessoas. É uma sensação única saber que estou ajudando a salvar vidas”, afirmou. Doando apenas plaquetas, a coleta pode ser feita todo o mês. Já quando a doação é de sangue completo, o tempo de intervalo entre as coletas deve ser de no mínimo dois meses para homens e três meses para mulheres.
CHAMADO – Com a chegada das férias e das festas de fim de ano, a tendência é que a demanda por sangue aumente. Por conta disso, o Hemepar faz um apelo para que a população não esqueça a doação antes de viajar. “O período mais crítico são as semanas entre o Natal e o Ano Novo, além do início de janeiro. Quem puder doar nesses dias contribuirá muito para mantermos os hospitais abastecidos”, informa Hatschbach.
Na semana do Natal, as unidades do Hemepar fecharão nos dias 24 e 25 e reabrem nos dias 26 e 27. Já para o Ano Novo, o recesso acontecerá nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. A partir do dia 2, as atividades serão retomadas normalmente.
DOAÇÃO – O processo de doação dura cerca de 40 minutos, passando pela etapa de triagem clínica, triagem hematológica e a doação propriamente dita. É seguro, rápido e não prejudica a saúde do doador.
Para ser doador é preciso:
Estar em boas condições de saúde
Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
Pesar no mínimo 50 Kg
Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)
Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).