24/11/2014
CREAS oferece atividades de sensibilização para marcar o Dia Internacional de Combate à Vi
24/11/2014
Nesta terça-feira, 25 de novembro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Campo Largo promoverá atividades em menção ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. Caminhada, teatro e palestra prometem reunir não apenas as mulheres, mas também os homens em prol do debate e conscientização sobre o assunto. O objetivo é informar sobre quais são as violências contra as mulheres e sua legislação, em especial a Lei Maria da Penha, bem como divulgar o trabalho das instituições públicas que prestam atendimento a mulheres em situação de violência, inclusive o CREAS.
A psicóloga Katiuscia Zini, do Serviço de Atendimento às Mulheres em situação de violência, do CREAS, explica que, de acordo com os dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | 2009-2011), estima-se que ocorrem no Brasil, em média, a cada 90 minutos, uma morte de mulher por causas violentas. “São 15,52 mortes por dia, cerca de 5 mil por ano. Esses dados são assustadores e acreditamos que informação e sensibilização da sociedade sobre o tema é o primeiro passo para mudarmos essa triste realidade”, diz Katiuscia.
Regina Moro, coordenadora do CREAS, apresenta também o cenário de Campo Largo. Entre as mulheres atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, entre os anos de 2006 a 2013, a maioria delas (74%) foi vítima de violência física, sendo que, entre os agressores denunciados, grande parte concentra-se nos maridos ou companheiros (60%). “Nossos dados coincidem com números que aparecem nas pesquisas nacionais e apontam para o fato de que a violência contra a mulher acontece, geralmente, no âmbito familiar”, afirma Regina.
Segundo a coordenadora, as atividades do dia 25 de novembro irão chamar a atenção dos moradores de Campo Largo para esta problemática, levantando a discussão, sensibilizando e orientando a todos sobre os direitos da mulher. “Percebemos que o número de denúncias e de procura por informações aumenta depois de eventos como este. E isso é muito importante, pois, para acabar com esta violência é preciso envolver e mobilizar toda a comunidade para que ninguém assista passivamente a casos ou relatos de agressões”, afirma. Regina também ressalta que o CREAS oferta atendimento e acompanhamento às mulheres e suas famílias por meio de uma equipe interdisciplinar (assistente social, psicóloga e advogada) em conjunto com a rede municipal de serviços socioassistenciais.
Além da caminhada, que iniciará às 14h na Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu Histórico), a programação oferecerá palestra, com a Tenente Luci Belão, e peça de teatro, interpretada por Carlos Moreira e Ciliane Vendruscolo. A iniciativa faz parte do projeto “Aprofunde seu Olhar”, promovido pelo CREAS e organizado pela Parabolé Educação e Cultura. Já foram realizadas, desde o começo do ano, intervenções culturais e palestras para debater temas como Trabalho Infantil, Combate ao Abuso Sexual e Valorização e Direito dos Idosos. A última ação de 2014 será dia 03 de dezembro, referente ao Dia internacional das pessoas com deficiência.
SERVIÇO
Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher
Data: 25 de novembro
Caminhada: concentração a partir das 13h e início às 14h.
Local de partida: Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu Histórico)| Local de chegada: Salão Paroquial da Igreja Ns. Sra. da Piedade
Peça de teatro e palestra: 14h45
Local: Salão Paroquial da Igreja Ns. Sra. da Piedade