19/11/2014
Desde janeiro, 159 caixas eletrônicos foram explodidos no Paraná
19/11/2014
Fonte:G1.com
Desde janeiro, o estado do Paraná já registrou 159 explosões de caixas eletrônicos. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (18), foi feito pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região Metropolitana e mostra também que até segunda-feira (17) houve 92 arrombamentos e 56 assaltos a bancos.
Neste mês de novembro, uma operação coordenada pelo Centro de Operações Especiais (Cope) da Polícia Civil, em parceria com a Corregedoria da Polícia Militar, prendeu suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em explosão e roubo de caixas eletrônicos.
Nos últimos seis meses, foram 37 prisões, sendo que 22 estavam ligadas a uma mesma quadrilha, segundo a polícia. Entre os presos, estavam policiais militares, que já conseguiram reconquistar a liberdade. “Já estamos reeditando o pedido de prisão para todos os envolvidos. Pretendemos dar uma resposta a altura nesta questão”, disse o delegado Luiz Alberto Cartaxo.
A polícia afirma que existe um conjunto de quadrilhas atuando nestes crimes. Nesta desarticulada recentemente, tinha como um líder um soldado da Polícia Militar (PM). De acordo com Cartaxo, ele orientava os criminosos de como e quando agir.
O delegado Cartaxo não deixa de destacar a corresponsabilidade dos bancos na prevenção da explosão de caixas eletrônicos. “O dinheiro do caixa eletrônico é um dinheiro muito fácil para que seja acessado desta forma. É por isso que temos tantos eventos assim (...). Se todos estes caixas, por exemplo, tivessem o dispositivo que mancha as notas, quando ocorre a explosão, fatalmente teríamos muito menos eventos desta natureza”, avaliou o delegado.
Apenas no primeiro semestre, foram 77 explosões. Ao se comparar com os números de 2013, percebe-se que houve uma redução. Ainda conforme levantamento do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, no primeiro semestre de 2013, foram 102 ocorrências. No segundo semestre, foram outras 104, totalizando 206 durante o ano.