15/11/2014
Lar de idosos foi um dos mais atingidos pela chuva
15/11/2014
Entre as muitas vítimas da chuva de granizo do dia 17 de outubro, a Casa Vovó Vanda, no Ouro Verde foi talvez uma das mais sofridas. Na hora da chuva, a casa ficou praticamente descoberta e, em poucos minutos ficou alagada, colocando em risco os mais de 30 idosos que lá estavam.
Segundo a proprietária da Casa, Vanda M. Tucholski, a rápida ação da Defesa Civil foi fundamental para que nada mais grave acontecesse aos internos. “Acionamos a Defesa Civil e , em cerca de 10 minutos eles estavam aqui”, lembra. Uma funcionária cedeu uma casa localizada no bairro Itaqui e todos foram transportados para lá pela Defesa Civil com apoio da Secretaria de Saúde que cedeu um microônibus e uma ambulância.
Antes, o coordenador de operações da Defesa Civil Arildo Portugal dos Santos, foi verificar as condições da casa para ver para onde seriam levados os idosos. Todos permaneceram no local provisório por dois dias e, segundo Vanda, o telhado foi rapidamente consertado com ajuda de um pastor de uma igreja evangélica e os entulhos retirados imediatamente pela prefeitura. “A prefeitura priorizou a casa porque os idosos não podem ficar expostos em meio a entulhos”, conta. “Só tenho a agradecer à Defesa Civil, Provopar e prefeitura que me atenderam muito rapidamente, me deram todo apoio e ainda enviaram doações”, ressalta Vanda.
A Casa Vovó Vanda é uma instituição privada e atende atualmente 32 idosos com idades entre 63 e 92 anos.