14/11/2014
Está chegando mais uma Convenção Anual da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. A 24ª edição do maior evento empresarial do Paraná acontece nos dias 19, 20 e 21 de novembro, no Recanto Cataratas, Thermas, Resort e Convention, em Foz do Iguaçu. A Adjori elaborou uma entrevista com o Presidente da Faciap, Rainer Zielasko.
- A Faciap enfrentou um grande desafio no início de sua gestão que foi a crise na área de Bureau de Crédito e a necessidade da criação de uma nova base de dados para consultas de SPC. Qual foi a maior dificuldade na ocasião e em que pé está hoje?
A crise, na verdade, foi uma discordância na forma de gerir a base de informações de crédito, que naquele momento passou a ser gerida por uma empresa privada e não mais pelas entidades. Muitas Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) filiadas à FACIAP se mostravam descontentes com as mudanças relacionadas à oferta de bureau de crédito, que para muitas, ainda é a sua principal fonte de sustentação. Foi então que se decidiu em conjunto pela criação de uma nova base de dados. A decisão refletiu positivamente em todo o Sistema e hoje temos uma rede de informações com maior capilaridade em parceria com os dois maiores bureaus de crédito do país, o SPC Brasil e a Serasa Experian. Após dois anos de criação da Base Centralizadora FACIAP de Proteção ao Crédito (BCF), temos 250 entidades que oferecem o serviço aos seus associados e chegaremos ao final deste ano com 7 milhões de consultas.
- Como o Sr. avalia o estágio no qual se encontra o associativismo no Paraná de hoje?
Atualmente, temos um Associativismo com maior unidade. Trabalhamos durante quatro anos interiorizando ações e visitando ACEs, procurando entender a fundo quais eram os seus anseios. Capacitamos presidentes e executivos e levamos uma Rede de Benefícios composta por produtos e serviços que agregam sustentabilidade para as entidades. Hoje, vemos Associações Comerciais com mais fôlego para manter sua estrutura e ações e com mais voz para representar seus associados no desenvolvimento empresarial e também no desenvolvimento do município como um todo. Acredito que estamos alcançando nosso objetivo de ter as Associações Comerciais como Agentes de Desenvolvimento, que sempre foi o foco de nossa gestão.
- Qual o principal desafio que as associações comerciais enfrentam hoje?
Trazemos nesta XXIV edição da Convenção Anual da FACIAP um dos principais problemas enfrentados não apenas por Associações Comerciais, mas pela sociedade como um todo, que é a disparidade no desenvolvimento do Estado. Enquanto temos algumas regiões consideradas modelos, outras ainda carecem de desenvolvimento econômico e social. Os empresários, com seu poder de liderança, podem também coordenar lutas e conquistas a favor de seu município. É isso que vamos mostrar no evento, que acontece de 19 a 21 de novembro, no Recanto Cataratas, Thermas, Resort e Convention, em Foz do Iguaçu.
- Como o senhor acredita que a Faciap é vista hoje pela comunidade política de um modo geral?
A FACIAP é vista como uma das entidades de maior capilaridade no Paraná. Estamos presentes em 295 municípios e temos representatividade em conselhos governamentais e no G7, grupo que reúne as principais entidades do setor produtivo no Estado. Durante nossa gestão, comparecemos ativamente na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional levando nossos objetivos aos membros das Casas em todas as votações cujas pautas são relacionadas ao desenvolvimento econômico, reformas política e tributária e infraestrutura. Além disso, sempre que há um projeto envolvendo a classe empresarial a FACIAP é convidada a participar do debate e também temos ativa participação em ações que melhoram o desenvolvimento empresarial. Como exemplo, desenvolvemos dois projetos muito importantes em parceria com o governo do Paraná. O primeiro chama-se Compra Paraná, programa que capacita micro e pequenos empresários a participarem de licitações e a venderem aos órgão públicos. Outro, chamado Bom Negócio Paraná, é um projeto que levou 12 mil cursos gratuitamente aos empresários paranaenses em parceria com a Secretaria da Industria e Comercio, a Secretaria de Ciência e
Tecnologia, com patrocínio da Fomento Paraná
- Fora nova base de dados para consultas, o que o senhor pode apontar como avanços conquistado durante o período de sua gestão?
Um importante fortalecimento na área comercial diz respeito à oferta de Certificação Digital. A Autoridade de registro (AR) FACIAP teve início em 2011 e passou a coordenar Pontos de Atendimento do serviço em diversos municípios dentro e fora do Paraná. Atualmente, temos 92 Pontos de Atendimento e a AR FACIAP está na primeira colocação do ranking CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil de emissão de Certificados Digitais e em quinto lugar na rede de emissão da Certisign, certificadora oficial da Confederação.
Outro ponto importante é a profissionalização interna da Faciap e das entidades associadas. Em 2009, iniciou-se nas Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) o processo de implantação gradativa do Capacitar, programa de excelência em gestão desenvolvido em parceria com o Sebrae/PR. Desde então, 300 entidades receberam o diagnóstico inicial de sustentabilidade e seus executivos e presidentes passaram a ser treinados para executar novos produtos e serviços que viessem a agregar em representatividade e receita.
A FACIAP também esteve na linha de frente da criação das Sociedades de Garantia de Crédito (SGCs) no Paraná, e segue no apoio institucional. Neste ano, também lançamos os serviços de Seguro Patrimonial, Recuperação de Crédito, Telefonia Empresarial, que já estão sendo aderidos por diversas Associações Comerciais filiadas.
- Como podemos estreitar as parcerias entre as Associações Comerciais e os jornais da Adjori?
Divulgar as ações das Associações Comerciais é fundamental, e há anos contamos com uma importante parceria com a Adjori-PR não apenas em nossa Convenção Estadual, mas durante todo o ano. Em comum, temos a credibilidade e a ampla representatividade em todo o Estado. É imprescindível a parceria entre entidades e os jornais locais para garantir a exposição das informações da maneira mais precisa, como é feito o trabalho de todos os filiados da Adjori-PR.
- Como o senhor preparou a Faciap para o próximo presidente?
Para a próxima gestão, temos uma chapa única concorrendo ao Conselho de Administração da FACIAP, encabeçada pelo empresário cascavelense Guido Bresolin Junior. Guido é um líder nato e conhece profundamente as causas associativistas, tendo sido anteriormente presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). Mais do que deixar um legado, continuaremos trabalhando em parceria, pois sigo à frente do Conselho Superior da Federação. Nestes últimos quatro anos, tivemos como meta principal a transformação das Associações Comerciais como agentes indutoras do desenvolvimento local, e também alcançamos, com êxito, a sustentabilidade da FACIAP em termos financeiros e de legitimidade. Tenho a absoluta certeza de que encontraremos pela frente a continuidade deste processo de desenvolvimento em ampla escala, a partir de uma diretoria composta por representantes de todas as regiões do Estado e liderada por um grande gestor.
Gustavo Loyola ministra
palestra na Convenção Faciap
Eleito Economista do ano em 2014, o ex-presidente do Banco Central do Brasil Gustavo Loyola irá palestrar durante a XXIV Convenção Anual da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Sua participação ocorrerá no próximo dia 20, durante o painel “Os Desafios para o Desenvolvimento”.
Loyola irá abordar o escopo atual da economia brasileira e quais os seus reflexos no cenário do desenvolvimento paranaense. Ele é graduado pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, e ex-presidente do Banco Central, cargo que ocupou em dois períodos distintos, entre novembro de 1992 e março de 1993, e entre junho de 1995 e agosto de 1997. Além disso, foi Diretor de Normas do Mercado Financeiro do Banco, entre março de 1990 e novembro de 1992. Foi eleito economista do ano em junho pela Ordem dos Economistas do Brasil e realiza análises econômicas em importantes órgãos de imprensa nacionais.
Quem preside o painel é o presidente do sistema Ocepar e do Conselho de Administração do Sebrae/PR, João Paulo Koslovski. Também participam os presidentes da FACIAP, Rainer Zielasko, da FIEP, Edson Campagnolo, da Fecomércio, Darci Piana, da FAEP, Ágide Menegueti e da Fetranspar, Sérgio Malucelli.
O painel “Os Desafios para o Desenvolvimento” acontece no dia 20 de novembro, às 10h30, na programação da XXIV Convenção Anual da FACIAP.
Sobre a XXIV Convenção Anual da FACIAP
A 24ª edição do maior evento empresarial do Paraná acontece nos dias 19, 20 e 21 de novembro, no Recanto Cataratas, Thermas, Resort e Convention, em Foz do Iguaçu. No último ano, o Paraná obteve um dos melhores índices de crescimento do Brasil. O PIB – Produto Interno Bruto cresceu 5%, acima da média nacional, representando a importância do setor produtivo. Porém, há diversas áreas como os Territórios da Cidadania que ainda figuram entre os locais com IDH – Índice de Desenvolvimento Humano abaixo da média nacional e que necessitam de políticas de desenvolvimento local. Pensando nisso, a XXIV Convenção FACIAP apresentará, em sua programação, os desafios, as ações realizadas por diversas entidades paranaenses e modelos de cooperação internacional. O evento também marca o final do mandato do presidente Rainer Zielasko, que esteve à frente da Federação por quatro anos.